| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 22/03/2016 11:00:00
Projeto de pesquisa do Colégio Anglo faz homenagem às mulheres

Pare um pouco e pense... Qual seu maior exemplo de mulher na vida, na história, na sua educação? Todas essas perguntas fizeram parte do projeto realizado pelos alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Anglo de Pouso Alegre em homenagem ao mês da Mulher.

O projeto surgiu quando os educadores ensinavam aos alunos como realizar uma pesquisa. Os estudantes que seguiram rigorosamente os critérios tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos sobre mulheres, que mudaram e influenciaram a história, para os outros alunos. A professora de Língua Portuguesa, Lênia Silva, conta que também foi feito um painel das mulheres do Colégio Anglo. "Destacamos a Angelina, que faz o café há muitos anos na escola. Costumamos dizer que o café dela nos cura e melhora nosso astral. Destacamos também a professora de Geografia, Grácia Maria, que vem deixando suas digitais nos nossos alunos com seu jeito carinhoso, competente e cheio de bom humor", explicou a homenagem, que segue agora para a etapa de confecção de poemas.

A aluna Júlia Fraga Barros disse que apesar dos preconceitos a mulher tem papel fundamental no dia a dia e na história da humanidade. "A mulher pode fazer tudo que o homem faz e até mais um pouco. Por exemplo, na minha pesquisa eu falo sobre a Maria Lenke, que foi uma excelente esportista que conquistou várias medalhas de natação para o Brasil", declara.

Para a estudante Anne Schneider Azevedo, a mulher é muito importante para o mundo pois é ela quem dirige a casa e cuida dos filhos. "Todos acham que a mulher é frágil e indefesa mas existem muitas mulheres fortes no mundo como foi Joana Darc,uma guerreira que venceu várias batalhas e mostrou seu valor", opina.

A professora de Matemática, Maria José Brandão, agradeceu imensamente as educadoras e colaboradores Lenia, Tatiane, Edson, Luciene, Milva, Andrea e, principalmente, a diretora Leila que concede a oportunidade das disciplinas se integrarem e trabalharem unidas nesses projetos especiais. Emocionada, ela disse que seu maior exemplo de mulher na vida foi sua sogra Vicentina Aguiar Brandão, que também era educadora. "Ela foi uma excelente esposa, uma excelente mãe e foi um marco na minha vida", conta Maria José, ressaltando que no ambiente escolar ela tem uma admiração enorme por uma das homenageadas, a professora Grácia. "Ela é batalhadora, excelente profissional, e traz sempre o bom humor para um trabalho cheio de comprometimento", enfatiza.

"O destino de uma mulher é ser mulher", escritora
Clarice Lispector no livro "A hora da Estrela "