Data 05/04/2016 15:42:01
Cursos da Univás levam informações sobre alimentos para população

O Dia Mundial da Saúde e Nutrição foi realizado pela 9ª Região do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), em parceria com a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), neste sábado, dia 02 de abril, na Praça Senador José Bento. O evento foi organizado em comemoração ao dia Nacional da Saúde e Nutrição (31 de março) e ao dia Mundial da Saúde (07 de abril) com o tema "Diabetes mellitus".

O evento teve como principal objetivo orientar a população quanto à importância e a influência das escolhas alimentares na qualidade de vida bem como na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta. "Atualmente a disponibilidade de alimentos que exercem função no controle de doenças crônicas além da função nutricional é enorme. Para o evento realizado optou-se pela utilização da banana verde na produção de um brownie de biomassa de banana verde por ser uma alternativa para o controle da glicemia, além de ser um produto isento de glúten e lactose", explica a coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Univás, professora Andréa Tiengo.

Durante o evento, os alunos de Nutrição fizeram avaliação antropométrica e orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis. Eles também orientaram as pessoas sobre os benefícios da utilização da biomassa de banana verde.

Já os alunos de Gastronomia orientaram a população para o preparo da biomassa de banana verde e produção do brownie de biomassa de banana verde isento de glúten e lactose. Os brownies foram preparados pelos alunos sob orientação e supervisão da professora Laís Carrozza Borges.

Sobre a banana verde

A banana verde antes de amadurecer possui uma alta concentração de amido resistente, conhecida como biomassa de banana verde. "Ela consiste em uma polpa de bananas verdes cozidas. O amido resistente atua como uma fibra que o trato gastrintestinal não consegue digerir, auxiliando desta maneira no controle de Diabetes mellitus, câncer de intestino, problemas cardiovasculares entre outros. A biomassa de banana verde é um alimento rico em fibras e que contém minerais como: potássio, manganês, iodo, zinco, vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e niacina), vitamina C e ácido fólico. Pode ser aplicada em alimentos de diversas maneiras, possibilitando a produção de alimentos mais saudáveis e saborosos com maior qualidade nutricional", esclarece a professora da Univás, Ana Carolina Brasil, que também é delegada regional do CRN.