| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 08/04/2016 16:10:01
HCSL mostra agilidade e qualidade de atendimento durante simulação de serviço aeromédico do Samu

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio participou da primeira simulação de treinamento aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na manhã desta sexta-feira, dia 8 de abril, em Pouso Alegre. O Samu usou um helicóptero recebido recentemente pelo Corpo de Bombeiros de Varginha que vai ajudar em atendimentos pré-hospitalares de alta complexidade. "Fizemos essa simulação para que todo processo seja conhecido e entendido tanto pelos integrantes do Hospital quanto das equipes das viaturas", explica a coordenadora de Enfermagem do Samu, Natália Inocêncio Costa Medeiros.

A simulação começou com um atendimento para um paciente que sofreu um acidente fictício em Monte Sião e foi trazido de helicóptero pela equipe do Samu de Ouro Fino para Pouso Alegre. Aqui na cidade, o paciente foi levado pela equipe do Samu local para o Hospital Samuel Libânio. "Nessa simulação podemos perceber a rapidez e qualidade da nossa equipe do Hospital que vem desenvolvendo um serviço maravilhoso. O serviço do Samu por via aérea é sem dúvida um benefício pra toda a população, mas o trabalho do Hospital precisa ser valorizado. Nós temos toda a estrutura e equipes extremamente preparadas para receber esses pacientes, mas precisamos lembrar que todos serviços prestados tem custos e não vemos movimentação política dos governos municipal e federal para valorizar e reconhecer nosso trabalho", avalia o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões.

O coordenador do setor médico do Samu, Emílio César Machado, explica que toda equipe trabalha com o que eles chamam de tempo-reposta. "Agora com o helicóptero vamos ter acesso mais rápido ao acidente, o médico dá o primeiro atendimento na aeronave enquanto o paciente segue para o Hospital, no caso o Samuel Libânio que é referência para toda a região", conta.

Para o coordenador do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Samuel Libânio, a locomoção via helicóptero ajuda na efetivação e agilização do atendimento ao paciente. "Com a equipe excelente desse Hospital temos a possibilidade de diminuir o risco no Pré-Hospitalar e já instituir o tratamento no atendimento Intra-Hospitalar. Só temos a ganhar com esse processo", analisa.

O diretor clínico do Samu, José Fábio Capozzi, disse que está satisfeito com o projeto Aeromédico que começa a ser implantado na região. A expectativa é que o serviço com o helicóptero passe a funcionar efetivamente no final deste mês. José Fábio também elogiou o trabalho do HCSL. "O Hospital Samuel Libânio é um parceiro fantástico do Samu e do Corpo de Bombeiros. Sem o Hospital ficaria difícil prestar um atendimento qualificado de saúde na região", afirma.












































Paciente fictício depois de terminada a simulação