| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 12/04/2016 11:35:01
Colégio Anglo sai mais uma vez na frente e implanta aula de Judô

Caminho de suavidade. Dessa forma é traduzido o Judô, uma arte marcial praticada como esporte de combate, que foi implementado no Colégio Anglo de Pouso Alegre neste ano. "O Anglo mais uma vez sai na frente trazendo uma disciplina de formação diferenciada que é considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) como uma das atividades mais importantes para serem implantadas em escolas. O Anglo pensou nessa arte marcial como complemento para formação educacional dos alunos. Que o Judô seja um caminho suave de aprendizado que prepara para as batalhas que eles terão que enfrentar pela vida", conta a diretora Leila Fonseca.

Os principais objetivos do Judô são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. "O Judô trabalha muito com as questões do respeito e disciplina. Cultivar essa cultura oriental nas crianças ajuda muito na formação delas durante a vida", defende o professor Nelson Tadashi, que leciona para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

O Judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois o fundador Jigoro Kano, em 1882, conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujitsu a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. "Os estudantes estão muito receptivos com as novas informações e com as técnicas marciais que foram adequadas para atender desde uma criança até pessoas da terceira idade", explica Tadashi, que começou no Judô aos 5 e recebeu graduação de faixa-preta aos 15 anos.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres. "Estou achando essa aula incrível. É muito legal quando movimentamos nosso corpo e nem vemos a hora passar. Eu já havia feito Judô fora daqui e fiquei muito feliz quando a aula começou no Anglo. A aula ensina a luta mas também como devemos nos comportar com nossos pais e amigos", disse a aluna Maria Alice de Paula Migliato.

A vestimenta utilizada no Judô é o judogi e que, com a faixa (obi ), formam o equipamento necessário à sua prática. O judogi que é composto pelo casaco (Wagi ), pela calça (Shitabaki ) e também pela faixa, o judogi pode ser branco ou azul. "Nessa aula a gente aprende a se defender, a gente fica mais forte e disciplinado. O professor é muito legal e estou muito contente", conta o aluno Samuel Andrade. "Gosto muito desse professor. Ele é um amigo que ensina cambalhotas e acrobacias. Eu estou muito feliz de participar dessa aula", avalia o estudante Guilherme Matsuo.