| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 25/04/2016 13:00:01
Clínica Escola de Fisioterapia da Univás e Ambulatório do HCSL funcionam em novo espaço amplo e de fácil acesso

Já está em funcionamento em novo espaço a Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e Ambulatório do Hospital das Clínicas Samuel Libânio para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). "A gestão atual está de parabéns por mais essa melhoria. Esse ambulatório possui instalações de primeiríssima linha, onde o paciente é favorecido com o conforto e um amplo espaço físico. O espaço agradou também os médicos, alunos e funcionários em geral. Destaco também a implantação de uma novidade que é a sala de aula em ambiente ambulatorial, que vínhamos pleiteando há muitos anos. Essa conquista estimula nosso trabalho e o aprendizado dos alunos", comemora o médico Mário Benedito Costa Magalhães.

O prédio que fica na rua Ciomara Amaral de Paula, nº 167, próximo à Unidade Central da Univás, conta até o momento com 12 salas só para atendimento. No térreo funciona a área de Fisioterapia com estágios supervisionados, no período da manhã, de traumato-ortopedia funcional e reumatologia, geriatria, gerontologia, pediatria e neurologia funcional, além do atendimento de fisioterapeutas da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), no período da tarde. No primeiro andar foi implantado parte do ambulatório com atendimentos específicos de hepatologia, urologia, pneumologia e hematologia. No segundo andar, fica toda a parte de ginecologia divididos diariamente nas áreas de oncoginecologia e cirurgia ginecológica; mastologia e pré-natal de alto risco; além de uroginecologia e ambulatório de climatério.

Para a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Paiva Reis, o novo espaço é muito importante para que os pacientes tenham o menor contato possível com a parte interna do Hospital. "Ao implantar esse ambulatório externo estamos dando melhores condições para o paciente. É mais uma conquista pensando nesse paciente da rede pública, que é bem acolhido aqui e tem fácil acesso para ser atendido", explica a diretora do HCSL.

O professor e vice-coordenador do curso de Fisioterapia da Univás, Ricardo Cunha Bernardes, conta que o atendimento já foi ampliado no novo espaço que favorece tanto o ensino acadêmico quanto o tratamento dos pacientes do SUS. "Aqui os alunos assumem a responsabilidade parcial dos pacientes e o professores ficam a todo tempo supervisionando e dando suporte em sessões que duram cerca de 45 minutos para cada pessoa atendida", esclarece Ricardo, que viu o novo espaço da Clínica Escola como mais um avanço do ensino na Univás.