| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 26/04/2016 14:03:01
Colégio João Paulo II inicia sexta turma do Programa Jovem Aprendiz

Uma nova turma deu o primeiro passo da vida profissional ingressando no Programa Jovem Aprendiz no Colégio João Paulo II, na tarde desta segunda-feira, dia 25 de abril. "Essa primeira aula me deixou muito animada para essa nova experiência. Estou ansiosa para conhecer a parte teórica e a prática. Estou confiante nesse aprendizado profissional. Hoje já falamos sobre a importância da gente lutar pelos sonhos, correr atrás dos objetivos e nunca desanimar frente às dificuldades. Estamos começando com o pé direito e espero só coisa boa pra todos nós", disse com sabedoria e maturidade a aluna Sara Angélica dos Santos.

O Colégio João Paulo II é uma unidade técnico-profissional mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, que é a única instituição privada credenciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como entidade formadora para capacitar jovens aprendizes no município. "É o primeiro passo para a vida profissional. Desde o primeiro dia, eles passam a ter a Carteira de Trabalho registrada, o que significa que já começa a contar o prazo para aposentadoria, por exemplo. Todo o foco do programa é de capacitação profissional, preparação para inserção deles no mercado de trabalho com todos os benefícios, dificuldades e responsabilidades", explica a gestora Fafina Vilela de Souza.

Desta vez, o Colégio conta com novos clientes e parceiros como a Faculdade de Direito do Sul de Minas(FDSM), Lojas Americanas e Centro Médico de Pouso Alegre. "Essa diversidade é muito boa para fazer um trabalho muito produtivo. Estamos entusiasmados e comprometidos na formação do jovem para o mercado do trabalho. Os pais já conheceram como funciona o programa e os formadores. Nossos jovens estão animados e desejosos de novos conhecimentos", conta Fafina.

Jovem Aprendiz
O Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz Fuvs/CJPII foi criado para auxiliar os empresários, que precisam cumprir a exigência da lei 10.097 e da Consolidação das Leis do Trabalho, artigo 429. As empresas parceiras da Fuvs devem encaminhar os jovens já selecionados. Já as empresas que não tiverem banco de currículos podem entrar em contato com o setor de Recursos Humanos, que disponibilizará currículos e selecionará o candidato de acordo com o perfil solicitado de cada empresa. O aprendizado envolve as áreas de comércio, administrativa, recepção, bancário e saúde. Além disso, são respeitadas as demandas definidas pelos monitores do setor de Recursos Humanos de cada empresa contratante.