| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 29/04/2016 16:23:01
HCSL recebe o Selo de Capacitação para Atendimento às Vítimas de Violência Sexual

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é o primeiro de Minas Gerais a receber o Selo de Capacitação em Atendimento às Vítimas de Violência Sexual. A premiação foi recebida nesta sexta-feira, dia 29 de abril, durante evento realizado na Câmara Municipal de Pouso Alegre com participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais,Superintendência Regional de Saúde, Polícia Civil, Polícia Militar, Tribunal de Justiça e Ministério Público. Com isso, o Hospital passa a ser o Centro de Referência ao Atendimento de Vítimas de Abuso Sexual.

Na quinta-feira, dia 28 de abril, cerca de 50 integrantes da equipe multiprofissional do Hospital Samuel Libânio foram capacitados durante treinamento."Foram capacitados médicos pediatras e ginecologistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, para atender vítimas de 35 cidades da região. É uma conquista do Hospital e, principalmente, para essas vítimas que tanto precisam de um atendimento humanizado e acolhedor", afirma a diretora administrativa do HCSL, Jusselma de Paiva Reis.

Suane Pereira de Souza, que é referência estadual na implantação do Serviço de atendimento à Pessoa em Situação de Violência Sexual explica como será o processo a partir de agora. "A pessoa que dá entrada no Hospital não vai precisar mais ir até o IML para colher material biológico para identificação do agressor. Isso será feito no próprio Hospital credenciado. É um serviço que envolve uma rede de atenção que deve dar privacidade e atendimento imediato às vítimas", conta.

"Hoje, o Hospital oferece um atendimento humanizado às vítimas de violência sexual, sendo que a priorização desse atendimento foca na área médica sem deixar de lado a área policial. O profissional, além de estar capacitado para o atendimento médico tem uma função investigativa. Todo o procedimento já facilita a investigação policial que tem o intuito de colocar o agressor atrás das grades. Em um Hospital preparado como o Samuel Libânio, a vítima se sente protegida e acolhida. A equipe multiprofissional deve ser formada por parceiros que trazem subsídios para conclusão do trabalho policial", explica o médico legista do Instituto Médico Legal (IML), vinculado à Polícia Civil de Minas Gerais, Waterson Brandão.