Data 05/05/2016 11:32:01
Alunos tem curso de Socorrismo na selva durante Semana da Saúde do curso de Ciências Biológicas

Um dos pontos mais altos da 4ª Semana da Saúde realizado pelo curso de Ciências Biológicas foi o treinamento de Socorrismo na selva, realizado pela primeira vez na Univás. Ele foi ministrado pela mestre da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Educação em Ensino Superior da Saúde pelo Departamento CEDESS, enfermeira socorrista Adriana Giorgeti Veiga, na noite desta quarta-feira, dia 5 de maio. "No caso de acidentes e imprevistos nas matas, os alunos precisam estar preparados para tomar as atitudes corretas para preservar a vida. Temos aqui na Univás o Projeto Bicho do Mato onde os estudantes desenvolvem atividades em campo. Eles precisam ter noção de como socorrer o acidentado. Fazemos tudo pensando nos nossos queridos acadêmicos", explica a coordenadora do curso, professora Mírian Sáber.

Adriana faz parte do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (GRAU-SP) e contou como é o dia a dia do seu trabalho. "Nesse caso de socorrer vítimas na selva é fundamental primeiramente identificar lesões que gerem risco à vida da vítima. É muito importante passar informações adequadas para facilitar o acionamento do melhor recurso e também passar o máximo de informações aos profissionais de saúde que vão dar apoio ao salvamento", ensina a enfermeira socorrista logo no ínício do treinamento, onde alunos e educadores aprenderam na prática como atuar no socorro das vítimas.

Evento
A Semana da Saúde foi realizada de 2 a 4 de maio com palestras importantíssimas abordando temas como o "Papel do Biólogo na Investigação Forense", o "Uso da Biologia Molecular" e o "Uso de fitoterápicos no controle microbiológico". O evento também contou com Análises Clínicas feitas pelo médico veterinário da Univás, Wellington Delfino.