| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 10/05/2016 13:21:01
Fórum fortalece atuação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Univás

A atual gestão da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), preocupada com todos os segmentos e demandas da sociedade, implantou o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA). O I Fórum para tratar do assunto com representantes de todos os setores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) foi realizado nesta quinta-feira, dia 5 de maio, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. "Realizamos o fórum com o objetivo de envolver toda comunidade acadêmica e para isso contamos com representantes de vários setores da Fuvs. Ouvimos muitas ideias e sugestões que foram acatadas e serão incluídas na atuação do núcleo. Conseguimos com isso fortalecer e legitimar todas as frentes de trabalho. No final, o resultado foi muito positivo e animador para todos", conta o autor do projeto e pró-reitor de Graduação da Univás, professor Guilherme Carrozza.

Ele explica que o Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê que instituições de ensino do Brasil tem que dar condições para que as pessoas com deficiência, nos mais diversos aspectos, possam se inserir no ambiente de aprendizagem. "Desde que assumimos a gestão, vimos realizando trabalhos pontuais nesse aspecto, tanto com relação ao recebimento e inclusão da pessoa com deficiência, como também com relação ao acesso de nossos alunos à internacionalização e o mercado de trabalho, de maneira mais geral, por exemplo. Além disso, percebemos que seriam necessários realizar alguns trabalhos tanto de adequação de espaço físico quanto de capacitação dos colaboradores para poder receber e acolher de verdade as pessoas com algum tipo de deficiência", explica o pró-reitor.

O NInA já vem atuando através de seis coordenadorias: Acessibilidade Física, Pessoa com Deficiência, Apoio Psicopedagógico, Direitos Humanos, Acesso à Internacionalização e Mobilidade Estudantil e Acesso ao Mercado de Trabalho. "Não se trata somente de uma exigência formal. Quando pensamos em uma Universidade no sentido forte do termo, não podemos nos abster da responsabilidade de proporcionar um ambiente inclusivo, com participação de todos os envolvidos no atendimento a diferentes demandas, propondo atitudes que favoreçam a convivência com a diversidade. Temos uma visão muito maior dessa questão. Quando pensamos em inclusão e acessibilidade, pensamos num sentido amplo. Incluir e acessar diz respeito a qualquer um, a todo e qualquer aluno, professor e colaborador que merece viver num ambiente de diversidade, acima de tudo, com respeito ao próximo.", afirma Carrozza.

Confira tudo sobre o NInA no link: