Data 13/05/2016 09:58:01
Rafael Simões participa da abertura da 25ª Jornada de Enfermagem da Univás

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, participou da abertura da 25ª Jornada da Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com o tema "Construção Histórica e Política da Enfermagem na Interdisciplinaridade do Cuidado", na noite desta quarta-feira, dia 11 de maio. "O segmento da enfermagem é extremamente importante para área da saúde. Nós estamos aqui para conversar com esses estudantes e falar da importância não só deles receber conhecimento técnico mas também saber lidar com o paciente de forma humanizada. Os médicos fazem os primeiros atendimentos e as recomendações das medicações e vão embora, enquanto os enfermeiros fazem todos os outros cuidados subsequentes. Então os técnicos de enfermagem e enfermeiros são o coração de um hospital. Estou feliz, contente, de estar com eles aqui nessa jornada", afirma Rafael. Ele lembra que na Fuvs os alunos tem a possibilidade de participar de um curso muito elogiado de Enfermagem da Univás e , em seguida, muitos deles tem o privilégio de trabalhar no Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

A abertura contou também com a participação dos alunos do curso de Técnico de Enfermagem do Colégio João Paulo II. Eles organizaram e apresentaram uma peça teatral sobre a enfermeira Florence Nightingale, que ficou famosa por ser a pioneira no tratamento a feridos de guerra. O evento contou também com um desfile mostrando os uniformes usados durante várias épocas da história pelos enfermeiros.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maria Teresa de Jesus Pereira explica que o a jornada, que foi realizada de 11 a 13 de maio, tem o objetivo de desenvolver atividades científicas e culturais e o congraçamento da categoria, reafirmando seu compromisso social com as necessidades da saúde e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. "O evento é um instrumento de aprendizagem e discussão sobre a profissão do enfermeiro. Estamos felizes, pois a jornada deste ano foi muito discutida e teve a colaboração de todos os alunos e educadores que prepararam palestras muito interessantes e apresentaram trabalhos muito elaborados", conta a coordenadora.