| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 17/05/2016 13:55:01
Curso de História da Univás elabora Exposição sobre Dom Octávio Chagas de Miranda

Atendendo ao convite da Arquidiocese de Pouso Alegre para integrar a Comissão responsável pela organização dos eventos comemorativos do Centenário de Posse de Dom Otávio Chagas de Miranda (1916-2016), o professor Antônio Homero Rocha de Toledo, Pró Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, solicitou à Coordenação do Curso de História a elaboração da Exposição Fotográfica do Evento.

"É um trabalho que enriquece muito nosso curso de História. Para nós foi muito gratificante realizar esse trabalho, que leva mais uma vez o nome da Univás para toda a comunidade", avalia a coordenadora do curso Marilda Laraia.

O reitor Carlos de Barros Laraia recebeu a exposição no hall da Univás. "Parabenizo a Pró-Reitoria de Extensão e o curso de História por essa brilhante exposição que recorda uma das figuras religiosas mais importantes de Pouso Alegre e região", disse. A exposição, que é itinerante, foi apresentada na FDSM na semana anterior e fica na Unidade Fátima até o dia 24 de maio seguindo para Unidade Central onde permanece por mais uma semana. Ela ainda será apresentada na Catedral Metropolitana e Câmara Municipal de Pouso Alegre. "Foram feitas várias reuniões na Cúria Metropolitana, onde o monsenhor Dimas me orientou sobre a ordem cronológica das fotos e acontecimentos dessa exposição", conta o coordenador do departamento de História Oral, professor Cleyton Costa.

A relação de Dom Octávio com Pouso Alegre começou muito cedo. Ainda muito jovem, como seminarista, foi o braço direito de Dom João Batista Corrêa Nery, o primeiro bispo de Pouso Alegre. Dom Octávio foi nomeado bispo no dia 14 de fevereiro de 1916, tendo sido ordenado no dia 04 de junho do mesmo ano. Iniciou o seu ministério episcopal no dia 29 de julho de 1916. O bispo ordenante foi o próprio Dom Nery. Dom Octávio governou a Diocese por 43 anos. Foi dele a decisão de construir a nova Catedral. Nasceu no município de Campinas (SP) no dia 10 de agosto de 1881 e faleceu no dia 29 de outubro de 1959
.