Data 19/05/2016 07:21:01
Abertura de Congresso de Iniciação Científica é realizada com muito sucesso

A abertura do XIII Congresso de Iniciação Científica e II Feira de Ciências e Tecnologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada com na noite desta terça-feira, dia 17 de maio. O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, fez questão de participar do evento onde falou aos educadores e acadêmicos."Nossa Universidade sabe da responsabilidade social que tem e se preocupa com a inserção do estudante do mercado de trabalho. Através das nossas pesquisas transformamos o conhecimento adquirido em frutos que vão de alguma forma melhorar a vida de todos na sociedade. Os organizadores estão de parabéns e desejo muito sucesso para esse congresso", declarou Rafael Simões para o auditório da Unidade Central, que ficou lotado para o evento.

O congresso traz o conhecimento desenvolvido pela comunidade científica da Univás e também de outras Instituições do estado de Minas Gerais e de outros estados do país. "Nosso principal objetivo é socializar as pesquisas que estão reunidas em todos os cursos da nossa Universidade. Fundamental pra nós é reunir todos s cursos da Univás sem exceção. Destaco também a ação social realizada através da Feira de Ciências que agrega 3 mil jovens através do nosso evento", enfatizou
a professora Andrea Silva Domingues, pró- reitora de Pós Graduação e Pesquisa.

O evento tem uma tradição de 12 anos e a cada ano são percebidos avanços e melhorias na qualidade das pesquisas e nas discussões que elas podem gerar."A cada congresso, esse auditório fica menor pra conter o número de alunos e professores que participam do evento. Tenho orgulho de ter presidido a abertura do primeiro congresso e tenho a honra de fazer a abertura também nesse ano desse importante evento", disse o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia.

O Congresso de Iniciação Científica é um evento que ocorre todo ano, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás. É o momento científico em que os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas (PROBIC/FAPEMIG, PIBIC/UNIVÁS, BIC JR. e PIBID/UNIVÁS) em forma de comunicações orais, participam de minicursos, palestras e tem a oportunidade de publicarem seus trabalhos. "É um evento marcante que traz frutos internos para Universidade e outros muitos frutos para sociedade. As pesquisas feitas no âmbito da Univás só existem em função da sociedade. É a ciência em favor da sociedade. É uma celebração com troca de experiências, um momento muito importante para vida da Univás e da nossa cidade", avalia o vice-presidente da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha.