Data 19/05/2016 10:45:01
Curso de Psicologia realiza atividades no Dia do Movimento de Luta Antimanicomial

O curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou diversas atividades para o Movimento de Luta Antimanicomial nesta quarta-feira, dia 18 de maio, na Praça Senador José Bento. Acadêmicos do primeiro ano do curso apresentaram uma peça teatral extremamente comovente e organizada sobre o assunto e alunos da Liga de Psicologia e da Saúde Coletiva entregaram panfletos e produziram faixas de conscientização para motoristas e população em geral.

A coordenadora Maria Inês Bustamante explicou que o evento tem o objetivo de conscientizar a população e de d
efender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação da sociedade com as pessoas que sofrem transtornos mentais. "Acredita-se que a pessoa que tem uma psicopatologia é melhor tratada se tiver inserida na sociedade do que se ela estiver excluída. Trancar, excluir e discriminar a pessoa com problema mental é muito pior. A conscientização da população é importante pois precisamos aceitar, cuidar e respeitar essa pessoas com caridade e humanidade", explica Maria Inês.

O professor Alessandro Caldonazo Gomes afirma que toda sociedade precisa se sensibilizar com relação à história terrível que houve na saúde mental e o desrespeito aos direitos humanos cometidos nos hospitais psiquiátricos. "Com a reforma psiquiátrica no Brasil nós remodelamos a assistência às essas pessoas que passaram a ter uma atenção mais humanizada e torcemos para que todas as cidades melhorem o tratamento nesse sentido", conta.

O professor Alessandro defende que este tipo de evento traz para o aluno mais consciência ética, cidadã e crítica sobre a situação da saúde mental no país. "Esse movimento ajuda a combater o preconceito da pessoa em tratamento mental e essa integração dos estudantes com a sociedade é fundamental", afirma.