| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 24/05/2016 09:05:01
Desenvolvimento Mobile é foco da X Semana do curso de Sistemas de Informação

A abertura da X Semana do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Vale do Sapucaí foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 23 de maio, no Salão de Eventos da Unidade Fátima. "O tema deste ano é o Desenvolvimento Mobile, pois o mercado está focado cada vez mais no cliente através de dispositivos móveis. O momento é adequado para proporcionar mais conhecimento sobre o assunto", explicou o coordenador do curso Roberto Ribeiro Rocha.

Para ele, o evento é importante para o curso pois traz informações sobre tecnologias emergentes e consolidadas, além de experiências vividas pelos palestrantes, agregando mais conhecimentos para os acadêmicos.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Lênio Oliveira Prado Júnior, que falou sobre o "Desenvolvimento em Plataforma Windows: C#, Windows Phone e WPF". Lênio é mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Unifei, com a linha de pesquisa na área de Inteligência Artificial, Mineração de dados, Lógica Fuzzy e técnicas de Detecção de Colisão de Objetos. Possui experiência em desenvolvimento de sistemas Mobile e WEB, em projetos das áreas de mineração e telecomunicações. Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, em Poços de Caldas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 24 de maio -19h
Desenvolvimento em Plataforma Android
Palestrante: Emerson Assis de Carvalho
Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e especialista em Desenvolvimento de Sistemas Corporativos, possui 9 anos de experiência em gerenciamento, análise, projeto e desenvolvimento de produtos para mineradoras, e novos produtos para Web, dispositivos móveis (Android) e Desktop. Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - em Passos.

Dia 25 de maio-19h
Desenvolvimento mobile híbrido utilizando o Ionic Framework
Palestrante: Rodrigo Luís de Faria
Egresso da Univás, formado em Sistemas de Informação em 2010, possui 6 anos de experiência em desenvolvimento de soluções na área de telecomunicações, utilizando Java para Desktop e WEB, e tecnologias WEB (HTML, CSS e JavaScript). Está cursando Pós Graduação em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing, no Inatel. Atualmente é especialista em Sistemas no Inatel Competence Center (ICC).