| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 30/05/2016 17:40:01
Rafael Simões inaugura novo espaço do Núcleo de Assistência e Ensino de Enfermagem do HCSL

Núcleo de Assistência e Ensino de Enfermagem (NAEENF) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio é responsável pelo tratamento e pesquisa de feridas e curativos e atende 40 pacientes do SUS por dia

Foi na tarde fria mas cheia de calor humano do dia 30 de maio que foi inaugurado o novo espaço do Núcleo de Assistência e Ensino de Enfermagem (NAEENF) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, emocionado e contente reconheceu o trabalho dos profissionais que trabalham no local e das enfermeiras homenageadas Diba Maria Sebba Tosta de Souza e Margarida Maria de Carvalho Resende. "Vocês são seres humanos diferenciados que unem sabedoria, honestidade e simplicidade. Sempre comparo o hospital com um corpo com vários órgãos vitais e a enfermagem é sem dúvida o coração, se não funciona direito o hospital para de funcionar", afirmou Rafael.

Sobre o NAEENF, Rafael conta quando chegou no Hospital e conheceu o trabalho do núcleo. Ali, um paciente carente disse que se o trabalho fosse extinto ele poderia perder a perna. Inconformado, com a falta de recursos, Rafael chamou a todos e disse que cortaria custos onde fosse preciso mas os pacientes do SUS continuariam recebendo o atendimento no tratamento de feridas e curativos. Vendo também a precariedade do local, prometeu a si mesmo que conquistaria um local mais adequado para o atendimento das pessoas em um ambiente acolhedor e acessível.

O núcleo tem um papel fundamental de apoio e pesquisa na cura de feridas de pacientes que vão desde pés diabéticos até procedimentos cirúrgicos. "É um momento de muita gratidão. Desenvolvemos esse trabalho desde 1997 e somente com a chegada do Rafael Simões nosso trabalho foi reconhecido (...) Lembro também aqui do pensamento do escritor Mário Quintana que diz que o segredo não é chamar as borboletas mas cuidar do jardim para que elas venham. Estamos cuidado do jardim, cuidando desses pacientes com acolhimento e humanização", discursou uma das homenageadas, Diba Tosta de Souza.

O trabalho atuante do NAEENF no HCSL é comprovado pelo número de atendimentos. Por dia, a equipe atende 40 pacientes, sendo a maioria do município de Pouso Alegre. Os pacientes poderiam ser atendidos nos Postos de Saúde da Prefeitura, mas a grande maioria prefere ser atendida no Hospital Samuel Libânio por conta do profissionalismo e acolhimento dos colaboradores. "Quero agradecer muito ao Rafael Simões em possibilitar o atendimento para essas pessoas carentes. Ele teve a sensibilidade para entender nossa situação, soube ouvir profissionais e pacientes e hoje apresenta essa estrutura muito mais adequada. Obrigado. Estamos todos muito satisfeitos", agradeceu a homenageada Margarida Resende.