| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 06/06/2016 11:11:01
Professor Felipe Aquino ministra palestra na Univás

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) recebeu na noite de sexta-feira, 3 de junho, no Anfiteatro da Unidade Central, o renomado professor Felipe Aquino, que ministrou a palestra: "Bioética na Visão da Igreja Católica".

Com o Anfiteatro lotado de convidados, que fizeram a doação de um litro UHT para ajudar o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) como forma de inscrição, puderam acompanhar de perto os ensinamentos do professor Felipe Aquino. Doutor em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Mestre na área pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Felipe Aquino também foi diretor da FAENQUIL, atual Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) durante 20 anos. Viúvo de Maria Zila, com quem foi casado há 40 anos (Maria Zila foi fundadora da Editora Cléofas), pai de cinco filhos e 9 netos.

Na Univás, professor Felipe Aquino apresentou a importância do homem na vida da Igreja e sua relação com a Bioética. "Paulo VI dizia que a Igreja é especialista em humanidade, perita nesta área. Isso não é uma afirmação orgulhosa, isso é uma realidade. A Igreja estuda mesmo a pessoa humana, na antropologia, na filosofia, na teologia, na psicologia, na medicina, em outros segmentos, para dar ao ser humano o desenvolvimento educacional integral no corpo, na mente e no espírito. Esse é o objetivo de nossa palestra hoje aqui na Universidade. É apresentar essa realidade aos convidados", disse professor Felipe Aquino.


A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues comemora a vinda do professor Felipe Aquino na Universidade, que marca uma nova fase com a implantação do Mestrado em Bioética. "A Bioética é interdisciplinar. O curso não abrange um único setor. A presença do professor Felipe Aquino em nossa Univás abre o leque do amplo debate sobre a importância da Bioética em todos os segmentos da sociedade", salienta Andréa Domingues.O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), professor Luiz Roberto Martins Rocha enaltece a presença do professor Felipe Aquino em Pouso Alegre. "Professor Felipe Aquino vem trazer uma reflexão importante sobre a posição da Igreja Católica na Bioética, que é um Mestrado plural, que abrange a discussão em diversas áreas do conhecimento para o crescimento e o espírito crítico de todos", disse o presidente da Fuvs, Luiz Roberto.

Professor Felipe Aquino trabalha com o monsenhor Jonas Abib desde 1970; possui um programa na Rádio Canção Nova: "No Coração da Igreja" e dois programas na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". É professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI na Diocese de Lorena. Escreve artigos e publica notícias no Portal Canção Nova e no site da Editora Cléofas.Na WebTV Canção Nova, professor Felipe Aquino comanda o programa "Palavras de Fé", um importante canal utilizado para ensinamentos e esclarecimentos sobre a Igreja Católica e sua doutrina.


O professor Felipe Aquino construiu uma história literária de sucesso, com 78 livros publicados. Sempre abordando temas baseados na doutrina católica, ele sabe como poucos tratar de temas comuns ao ser humano como: espiritualidade, namoro, casamento, família, entre outros. E por escrever sempre de maneira objetiva e de fácil compreensão, consegue conquistar cada vez mais leitores.