| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 16/06/2016 16:22:01
Hospital Samuel Libânio sedia reunião da Federassantas com instituições filantrópicas da região

O objetivo é fortalecer a luta em prol da saúde com a criação de coordenadoria regional da Federassantas tendo como polo o Hospital das Clínicas Samuel Libânio

Em um momento de graves dificuldades financeiras e de desrespeito por parte das autoridades públicas, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas) reuniu representantes de santas casas e hospitais filantrópicos da região no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) com o objetivo de buscar o fortalecimento das instituições de saúde através da implantação de uma coordenadoria regional. "A Federassantas está com esse propósito de descentralizar e ao chegar no Sul de Minas conta com o apoio e a estrutura do Hospital Samuel Libânio, como polo dessa unidade regional que vai unir todos os hospitais filantrópicos da região. Nosso Hospital está de portas e coração aberto para essa união, pois temos certeza que só integrando as lideranças vamos ter muitas conquistas. O DNA do nosso Hospital é estar ao lado daqueles que estão em defesa do SUS, da qualidade do atendimento e instituições filantrópicas como um todo", afirmou o presidente interino da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Rocha, durante discurso na tarde desta quinta-feira, dia 16 de junho.

O encontro contou com a presença da vice-presidente da Federassantas Kátia Rocha. "A intenção é representar os hospitais filantrópicos de Minas Gerais e por meio das unidades de todo Estado e fortalecer esse vínculo da representação. Entendemos que essa ação conjunta traz força e conhecimento para nossa luta em prol da saúde", ressaltou Kátia, que também é advogada especializada em direito da Saúde.

Fundada em Janeiro de 1986, a Federassantas foi criada com o objetivo de representar as entidades filantrópicas de saúde do Estado, sendo atualmente constituída por quatro principais áreas: jurídica, técnica, educação continuada e comunicação. "É um momento muito importante pra nós por sermos reconhecidos pela Federassantas, que nos apoia tanto. Essa regionalização de uma unidade da Federassantas traz a certeza que devemos lutar para que a saúde seja tratada com respeito e da forma que merece. Tenho certeza que unidos aos hospitais da região sabemos que podemos muito mais", disse a diretora executiva da Fuvs, Sílvia Regina Pereira.

A Federassantas foi criada com o objetivo de dar assistência aos seus filiados buscando sempre soluções para o setor da filantropia e assistência social. Ela exige o cumprimento das obrigações em dia daquilo que o gestor público se comprometeu a pagar. Além disso, a Federassantas exige contratos mais equilibrados que reflitam o custo mínimo dos procedimentos hospitalares. "Com a Federassantas teremos mais respaldo para atuar em qualquer demanda e para pleitear melhores condições para o funcionamento dos nossos hospitais filantrópicos", avalia a assessora jurídica da Santa Casa de Guaxupé, Heloísa Maria Dias Leite.