| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 22/06/2016 08:47:01
Hospital Samuel Libânio adquire mais dois aparelhos inéditos na região que vão beneficiar pacientes do SUS

Setor de Pneumologia recebeu um broncoscópio e um espirômetro que vão ajudar sobremaneira no diagnóstico de doenças pulmonares

Dois novos equipamentos para o setor de Pneumologia foram adquiridos pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio e vão beneficiar pacientes do SUS em Pouso Alegre e região. O broncoscópio e o espirômetro são fundamentais e inéditos entre todas as cidades atendidas pelo Hospital e estão disponíveis para conveniados, particulares e pacientes do SUS. "Agradecemos muito a atual gestão da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) que entendeu a importância dos aparelhos para o tratamento dos nossos pacientes. Agradecemos pelo esforço e sensibilidade da diretoria que mais uma vez traz benefícios para as pessoas que mais precisam", afirma o médico Demétrius Tierno.

Broncoscópio
Demétrius explica que o broncoscópio é fundamental no tratamento das doenças pulmonares pois auxilia nos diagnósticos de lesões com tumores e dos agentes que causam as pneumonias e outras infecções pulmonares.
A broncoscopia pode ser utilizada em outras ocasiões, tais como falta de ar sem causa aparente, eliminação de sangue ao tossir, inalação de corpo estranho, estreitamento das vias aéreas e em alguns casos de infecções pulmonares, incluindo pneumonias e tuberculose.A broncoscopia consiste na introdução pelo nariz de um tubo que atinge a árvore brônquica e que leva, na sua extremidade, uma câmera que permite visualizar o interior da traqueia e dos brônquios, bem como dispositivos para retirar amostras de tecidos para biópsias e secreções para exames.

Espirômetro
O espirômetro também é fundamental para fazer o diagnóstico de doenças pulmonares. A técnica de espirometria, Ana Carlina Marcos de Mello Fernandes, explica que o espirômetro realiza o exame para medir a função pulmonar. "O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão. A pessoa assopra em um bocal e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões. Outro benefício do aparelho é que ele é portátil e pode ser levado até o leito do paciente se for o caso", destaca.

O exame de espirometria é pedido para avaliar o funcionamento dos pulmões de um paciente e identificar possíveis doenças, como asma, DPOC e alergias respiratórias. "O laudo vai facilitar para que pacientes possam receber os medicamentos via Secretaria de Estado da Saúde que são disponibilizados gratuitamente para pacientes com problemas pulmonares", conta o médico Demétrius.