| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 23/06/2016 09:52:01
Curso de Medicina da Univás doa alimentos para creche Irmã Esther no bairro São João

Acadêmicos do 2º ano do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) deram um grande exemplo de amor ao próximo com a doação de alimentos para Creche Irmã Ester no bairro São João, na tarde desta quarta-feira, dia 22 de junho. Os estudantes acompanhados do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Rocha, e da pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues, foram recebidos com muito carinho pelas crianças e educadores da creche."É uma emoção muito grande percebermos o empenho e apoio dos professores e alunos da Univás em prol dessa creche. Percebemos um comprometimento e detectamos responsabilidade social. Nós enxergamos sensibilidade desses estudantes que se movimentaram e vieram aqui de coração aberto contribuir com essa instituição. A Fuvs se sente honrada de ser parceira dessa creche e estar auxiliando nesse momento tão delicado.Com fé vamos passar por essa fase pois temos esperança num futuro melhor", afirma Luiz Roberto.

A campanha solidária realizada pelos acadêmicos de Medicina arrecadou 240 litros de leite, 23 quilos de bolacha e 10 quilos de farinha de trigo, além de sete pacotes de fraldas descartável e dois hidratantes de bebê. "Receber essa atenção da Univás foi tudo de bom. Essa doação chega numa hora delicada pra nós, onde ficamos sabendo de surpresa que parte do dinheiro do Fundeb não vai mais chegar pra nós através da prefeitura de Pouso Alegre. Estamos passando dificuldades para manter alimentação das crianças e o salário dos professores. Esperamos que as pessoas se unam cada vez mais para nos ajudar, pois estamos sofrendo com o descaso do poder público", conta o presidente do Movimento Social de Promoção Humana (que mantém a creche no bairro São João), Jaime Claret da Costa Coelho.

A situação complicada da creche foi descoberta pela médica e professora Sílvia Mara Tasso que presta serviços no bairro. "Quando fiquei sabendo que muitas crianças só tinham alimentação através da creche e que os educadores já estavam comprando leite 'fiado' para alimentar os pequenos eu fiquei muito sensibilizada e propus aos alunos essa campanha chamada Cantinho da Solidariedade. Agora, aqui na doação, não tem como não se emocionar vendo que uma pequena contribuição pode ajudar tanto. Hoje estamos apenas exercendo nossa responsabilidade como cidadãos", ressalta Sílvia.

A Creche Irmã Ester é dirigida pela professora Maria Rita Daniel e está sob a coordenação pedagógica da professora Ana Paula Martins Gonçalves. A Creche atende 160 crianças na faixa etária de 4 a 5 anos com cinco refeições diárias. "Só tenho que agradecer, pois essa doação vem em muito boa hora. Agradeço a Deus, a doutora Sílvia e toda equipe da Univás, porque realmente estamos precisando muito desses alimentos", disse Ana Paula, que preparou várias apresentações com as crianças tocando instrumentos de fanfarra e cantando para os membros da Univás. "Estou feliz e emocionada com essa recepção. Fiquei muito triste quando fiquei sabendo que eles passavam por dificuldades. Fiquei muito feliz com o empenho dos meus colegas que ajudaram com alimentos e dinheiro. Obrigado a todos que participaram", enfatiza a aluna de Medicina Luciana Bittencourt Carvalho.

Os interessados em ajudar a creche Irmã Esther podem ligar para o telefone 3422-9142 ou fazer uma visita no local, que fica na avenida Uberlândia, nº 403, em frente da Igreja São João Batista, das 7h30 às 17h.