| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 29/06/2016 14:35:01
UAPS São João realiza Festa Junina e mostra integração com comunidade local

Acadêmicos e professores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), juntamente com a equipe da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), fizeram uma linda festa junina na manhã desta quarta-feira, dia 29 de junho, no Centro Pastoral da Paróquia de São João Batista. Para a professora de Fisioterapia, Betânia Morais Cavalcanti Rocha, que desenvolve um trabalho há dez anos na comunidade, o mais importante do evento é a integração. "Queremos inserir cada vez mais os acadêmicos na vida dos pacientes, no seu dia a dia. A socialização entre eles também é muito importante, além do objetivo terapêutico da fisioterapia. Adotamos essa comunidade e os resultados com os pacientes são maravilhosos. Isso é cativante e gratificante", esclarece.

O paciente e morador do bairro São João, Jorge Ramos, disse que o evento fortalece a amizade. "Sou muito grato por essa turma que me fez ter movimentos de novo depois de ter todo meu corpo paralisado. Não sou nada sem o tratamento e amizade desse pessoal. Pra mim o trabalho deles é muito importante e maravilhoso", agradece.

A estudante Jéssica Fernandes Fagundes explica que muitos movimentos da fisioterapia foram usados na dança."Realizamos exercícios de fortalecimento, alongamento, mobilidade, para que eles possam ter uma vida mais ativa. O mais legal nesses atendimentos é o vínculo de amizade que criamos com eles. É especial demais pra todos nós", conta.

Os moradores do bairro se juntaram aos acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Univás e organizaram uma festa com casamento caipira, danças típicas e quitutes. "Os moradores e pacientes ficam muito felizes, se preparam com todo o carinho e vestem a caráter para festa. O evento promove a união das pessoas atendidas e seus familiares, dos acadêmicos e professores. Estamos felizes de mais um ano realizar essa festa tão bonita", afirma a coordenadora da UAPS São João, enfermeira Tatiana Loiola.

A universitária do curso de Psicologia, Bruna Rafaela Silva Marcolino, acredita que o envolvimento dos acadêmicos e pacientes é muito enriquecedor. "É muito importante pra nós conhecermos essas pessoas, suas necessidades e sentimentos para ajudar todos através da psicologia. Essa participação de todos, esse envolvimento, traz muitos frutos bons para que eles enfrentem os obstáculos do dia a dia", avalia.

A nutricionista Andrea Tiengo explica que um trabalho de hábitos saudáveis é realizado diariamente com a comunidade para auxiliar na melhora do quadro clínico das pessoas da terceira idade e defende a realização da festa junina. "É um momento de descontração onde se diverte muito e fortalece nossa amizade. Os alunos adoram ter essa vivência multiprofissional com as pessoas atendidas no UAPS", conta.

A UAPS é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e tem como objetivo prestar assistência básica de Saúde à população e acolher estagiários dos cursos de graduação das áreas de Saúde da Univás.