| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 06/07/2016 10:24:00
Reitor da Univás participa de solenidade do centenário de dom Octávio Chagas de Miranda

O reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professor Carlos de Barros Laraia e a coordenadora do curso de História, professora Marilda de Castro Laraia participaram na noite de quarta-feira, 29 de junho, da Solenidade de comemoração do centenário de sagração episcopal de dom Octávio Chagas de Miranda, terceiro bispo de Pouso Alegre, que governou a diocese por 43 anos e oito meses. O bispado mais longo da história da arquidiocese de Pouso Alegre, que possui 116 anos de criação, uma das mais antigas de Minas Gerais.

A solenidade foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e as presenças do arcebispo emérito, dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho e o clero arquidiocesano, que concelebraram a Missa Solene do Centenário da sagração e posse de dom Octávio, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Muitos fiéis compareceram à Santa Eucaristia que foi abrilhantada pelo coral Vozes de Euterpe, de Brazópolis.

Participaram da Missa, as proclamadoras da Palavra, Walda Nunes Rosa e Áures Correa, que também tiveram o privilégio de iniciar na vida cristã junto a dom Octávio.

Os arcebispos depositaram uma coroa de flores no túmulo de dom Octávio, que se encontra na Cripta da Catedral, ao som do canto Salve Regina, que foi entoado pelo Cabido Metropolitano.

Durante a Missa, também houve o momento especial de homenagem ao arcebispo emérito, dom Ricardo Pedro, que celebrava na data o aniversário de 49 anos de sua ordenação sacerdotal.

Ao final da celebração, foi feito um agradecimento especial a Comissão do Centenário, que arduamente trabalhou. Integraram a comissão o monsenhor José Dimas de Lima, o diácono Andrey Nicioli, coordenador da Pastoral Arquidiocesana da Comunicação e os professores Maria Eunice Cherbele, Josemayre Nery, Marilda Laraia, Carlos de Barros Laraia, Antonio Homero Rocha de Toledo, Maristela Saponara, Cleyton Costa, auxiliados pelos universitários do curso de História da
Univás. A comissão elaborou textos, exposição fotográfica e um site com informações, fotos e textos e circulares emitidas pelo Bispo. (
www.arquidiocese-pa.org.br/otavio100 )

Ao final da Santa Missa, a fanfarra composta por alunos da Escola Municipal Dom Otávio se apresentou na frente da Catedral, encerrando assim as homenagens.

O reitor da Univás, professor Carlos Laraia agradeceu a parceria firmada entre a Cúria Arquidiocesana e a Univás na elaboração do resgate da memória de dom Octávio. "Nossa Universidade tem a grata honra de poder ajudar no resgate da memória de nosso povo, através do curso de História da Univás, que fez toda a pesquisa em parceria com diversos professores e a cúria. Participar hoje deste momento é muito gratificante, ainda mais eu, que tive o privilégio de conhecer dom Octávio e suas belíssimas pregações em nossa Catedral", finalizou professor Carlos Laraia.

(Fotos: Luiz Augusto Parreiras)