| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 13/07/2016 16:47:00
Hospital Samuel Libânio vive dia atípico por conta de feridos em grave acidente na BR-459

Correria. Tensão. Agilidade. Precisão. Assim foi a manhã de 13 de julho no Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que recebeu um número expressivo de vítimas de um grave acidente envolvendo um ônibus que transportava trabalhadores rurais.

O Hospital Samuel Libânio disponibilizou diversas equipes de médicos e enfermeiros para atender as vítimas, muitos deles nem chegaram a sair do plantão da madrugada e permaneceram no local para auxiliar os feridos. "Foi um momento muito tenso para a equipe, porém o amor pela profissão e o espírito de solidariedade e união fizeram a diferença no atendimento. As vítimas começaram a chegar por volta das 7h30 e até às 9h, todas já haviam sido atendidas e encaminhadas para exames ou cirurgias", conta o diretor de Enfermagem do HCSL, Adelson dos Reis Matias.

A precisão e agilidade no atendimento as vítimas só foram possíveis graças a ampliação e reforma do Pronto-Socorro do Hospital Samuel Libânio. "Se não fosse essa obra de ampliação, com a chegada de equipamentos de ponta e salas emergenciais amplas, com toda a certeza não teríamos o sucesso e a qualidade nos serviços prestados. Hoje podemos atestar que estamos mais do que nunca preparados para casos de extrema emergência como o ocorrido", afirma o diretor de Enfermagem do Samuel Libânio.

O acidente com o ônibus que transportava trabalhadores rurais de Ipuiuna (MG) para o bairro Cajuru, em Pouso Alegre, bateu de frente com um caminhão, carregado com garrafas vazias de água, na manhã desta quarta-feira na BR-459, entre Congonhal (MG) e Pouso Alegre (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu próximo ao bairro Canta Galo, zona rural de Pouso Alegre.

No total foram 21 pessoas acidentadas, sendo que 16 deram entrada no Pronto-Socorro do HCSL, sendo sete vítimas em estado grave. Quatro tiveram que fazer cirurgia emergencial e três delas apresentaram amputação traumática.

A direção administrativa do HCSL elogiou a atuação de toda equipe, que reuniu aproximadamente 100 profissionais da saúde, entre cirurgia geral, ortopedia, vascular e o corpo de Enfermagem do Samuel Libânio. "Foi um recrutamento urgente, onde nossos profissionais demonstraram união, força de vontade e acima de tudo amor ao próximo, todos por uma única causa: salvar vidas e felizmente obtivemos êxito", finaliza Jusselma Paiva Reis.


Corpo de Bombeiros coleta os nomes das vítimas com ferimentos leves


Equipe médica e de Enfermagem reunida no atendimento as vítimas