| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 14/07/2016 10:53:00
Acadêmicos da Univás selecionados no Projeto Rondon realizam treinamentos

Os alunos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que participam do Projeto Rondon do Ministério da Defesa realizaram duas operações locais em preparação a operação que acontecerá no período de 15 a 31 de julho, no Espírito Santo. A primeira ação aconteceu no dia 23 de junho, na cidade de Silvianópolis, e a segunda, no dia 30 de junho, em Congonhal.

Nesta "mini operação Rondon" os alunos realizaram parte das atividades que serão desenvolvidas durante a operação Itapemirim, no Espírito Santo. A proposta da equipe e dos professores foi contribuir com os municípios da nossa região oferecendo oficinas de capacitação, aprimoramento das atividades, como oficinas e palestras desenvolvidas pela equipe de rondonistas da Univás, além da promoção de troca de experiências com profissionais e população, para promover a integração entre os alunos rondonistas.

Em ambas as operações, os alunos promoveram: capacitação de professores, orientaram agentes comunitários de saúde e gestores municipais. Realizaram palestras sobre prevenção da violência e promoção dos direitos humanos, orientações para gestantes, acolhimento e humanização nos serviços de saúde, capacitação para profissionais sobre prevenção, identificação e agravos de doenças crônicas, tais como hipertensão, diabetes e câncer de pele.

Foram atendidas aproximadamente 400 pessoas, somando Silvianópolis e Congonhal, com o público formado por profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social; gestores municipais e população em geral.

Estas atividades foram executadas com a coordenação e apoio da Pro-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, coordenadas pelos professores: Rita de Cássia Pereira (Enfermagem) e Alessandro Caldonazzo (Psicologia). Na operação em Silvianópolis, contamos com a parceria dos alunos da Empresa Junior de Psicologia, que contribuíram nas oficinas que tiveram o objetivo de capacitar profissionais da Educação.

A Operação Itapemirim, que acontecerá do Espírito Santo, no município de Marechal Floriano, acontecerá entre os dias 15 a 31 de julho.

Operação em Silvianópolis

Operação em Congonhal