| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 27/07/2016 11:01:01
Missa de Ação de Graças pelos serviços prestados pelo Monsenhor Catarino

Uma missa em Ação de Graças pelos serviços evangelizadores realizados pelo monsenhor José Catarino Umbelino, que foi por muitos anos capelão do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), será realizada no dia 31 de julho, às 19h, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Pouso Alegre. O monsenhor Catarino é muito querido em nossa cidade, amigo de todos, sobretudo os mais humildes, e disponível no serviço e cuidado com toda população. Além do Hospital Samuel Libânio, ele contribuiu decisivamente para o crescimento espiritual de Pouso Alegre nos trabalhos nas paróquias da Catedral e Santo Antônio.

Em reconhecimento ao seu trabalho, José Catarino recebeu no dia 25 de outubro de 2012, as insígnias de monsenhor capelão de Sua Santidade. Monsenhor é o título dado a um sacerdote católico que pelos serviços prestados à Igreja, bem como pelos seus méritos pessoais, é reconhecido pelo próprio papa como exemplo de obediência às autoridades eclesiásticas e trabalho pastoral em benefício do povo.

Monsenhor José Catarino é natural de Itajubá, onde retorna agora para continuar seu trabalho pastoral, e já exerceu seu ministério em diversas localidades, inclusive em Roma, na Itália.
Em 1955, como perseverasse no desejo de responder à sua vocação, dom Oscar de Oliveira, bispo coadjutor e administrador "sede plena" de Pouso Alegre, encaminhou-o para participar da fundação do Mosteiro de Santa Maria de Serra Clara, hoje Mosteiro de São Bento de Pouso Alegre, inicialmente na cidade de Delfim Moreira (MG). Neste período auxiliou dom Pedro Celestino de Barros Moraes.

Ainda que integrado perfeitamente na vida monástica beneditina, o grande rigor e as privações que marcaram os primeiros tempos do novo Mosteiro de Santa Maria de Serra Clara fizeram por combalir gravemente a saúde do jovem José Catarino. Vendo-se ele, por esse motivo, obrigado a deixar o mosteiro. Continuou a residir em Delfim Moreira, em companhia do pároco local, padre Arlindo Giacomelli.

Ele ingressou nas Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote no ano de 1969. Realizou nessa congregação todas as etapas da formação eclesiástica, quer religiosa, quer sacerdotal. Sua eminência, o cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, primeiro arcebispo de Aparecida, protetor e grande benfeitor da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, indicou-o para um trabalho especial na Nunciatura Apostólica do Brasil, solicitado pelo núncio de então, dom Carmine Rocco. Permaneceu servindo a nunciatura até sua ordenação sacerdotal, em dezembro de 1978, por dom Antônio Ferreira de Macedo, arcebispo coadjutor de Aparecida.

A serviço da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote esteve à frente de muitos trabalhos no Brasil e no exterior, inclusive em Roma, como vigário paroquial e pároco. Como atuou em diversas paróquias da diocese de Leopoldina foi convidado pelo bispo local na época, dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, para que se integrasse juridicamente ao clero da mesma. Em 1996, transferiu-se para a sua arquidiocese de origem, o que coincidiu com a necessidade de dar assistência à sua mãe gravemente enferma. Concluídos os expedientes canônicos foi incardinado no clero da Arquidiocese de Pouso Alegre, na qual exerceu o ofício de pároco em diversas paróquias.