Data 01/08/2016 10:20:01
Apex-Brasil realiza 1º Treinamento Técnico em convênio com a Univás

Núcleo Operacional vai incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora em empresas da região

O 1º Treinamento Técnico da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em convênio com a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizado de 26 a 28 de julho na Unidade Fátima, com presença de três profissionais da Apex de Brasília. "A Apex buscou na região uma instituição que tivesse capacidade técnica e gerencial para levar conhecimento técnico para as empresas e que com muita representatividade local e regional, por isso escolhemos a Univás. Dessa forma, aumentamos a capilaridade da agência e atingimos um maior número de empresas nessa região com potencial industrial e exportador", destaca Gestor de Projetos da Apex-Brasil, Daniel Parente Lemos dos Santos.

O convênio de cooperação técnica e financeira da Univás com a Apex selecionou um monitor extensionista, quatro técnicos extensionistas e dois estagiários para atuação no Núcleo Operacional do PEIEx (Projeto Extensão Industrial Exportadora), em Pouso Alegre. "Vamos preparar as empresas para atuar no mercado internacional e deixa-las aptas e dentro dos padrões para alcançar sucesso no empreendimento. A Univás abraçou essa causa e buscou pessoas apaixonadas pelo empreendedorismo empresarial", conta o coordenador responsável pelo PEIEx, Cassio Rogerio Canela.

Neste projeto o núcleo irá atender 146 empresas em um raio de até 100 km de Pouso Alegre. "Com isso a Univás ganha visibilidade e a oportunidade de prestar um serviço social. Vamos implantar, junto com as empresas, muitas melhorias e as parcerias surgirão com certeza não só para universidade como todas as entidades mantidas pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí", ressalta o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, que fez uma visita, juntamente com o pró-reitor de extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo, aos participantes do treinamento.

Objetivo
O objetivo do PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora) é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte no Sul de Minas. "O sistema funciona com o auxílio desses profissionais especializados que farão primeiramente uma visita técnica às empresas. Em seguida, observando o comprometimento dos empresários, fazemos um diagnóstico de forças e fraquezas da empresa. Depois, são implementadas melhorias em conjunto com os técnicos extensionistas do núcleo e por último é feita a avaliação do empresário que vai nos dizer se a atuação agregou valores à sua empresa. Resumindo, diagnosticamos problemas técnicos e gerenciais e propomos soluções nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior e produto e manufatura", explica Daniel Parente.