Data 09/08/2016 13:21:01
Aula Inaugural do Mestrado da Educação trata de "Nova Gestão Pública e Trabalho Docente"

Com o tema extremamente atual e preponderante "Nova Gestão Pública e Trabalho Docente" foi realizada a Aula Inaugural do Mestrado da Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) na manhã desta terça-feira, dia 9 de agosto, no Salão de Eventos da Unidade de Fátima. A convidada para ministrar a Aula Inaugural foi a professora, Selma Borgui Venco, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Agradeço a presença da professora Selma que atendeu de forma tão colaborativa nosso convite e que, certamente, vai nos auxiliar sobremaneira ao tratar deste tema tão relevante para todos nós", disse o coordenador do Mestrado da Educação da Univás, professor José Luis Sanfelice.

No início da atividade acadêmica, o pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andrea Domingues
, agradeceu a presença dos docentes e alunos veteranos e iniciantes. "Parabenizo o Mestrado da Educação da Univás que mostra desenvolvimento vigoroso e maturidade para cumprir seu papel de formar verdadeiros educadores no Sul de Minas. Estamos alicerçados também no papel da nossa Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) que tem como meta principal levar saúde e educação de qualidade para as pessoas", discursou.

Selma Borgui Venco é socióloga, mestre e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado-sanduíche em Sociologia na Université Paris X, Nanterre (2003/2004). O pós-doutoramento desenvolvido no Laboratoire Genre, Travail et Mobilités, Univeristé Paris X (2008) e no departamento de sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2007-2009), discutiu a divisão internacional do trabalho em três categorias profissionais que apresentam níveis diferenciados de formação: médicos, operadores de telemarketing e técnicos em processamento de dados. Atualmente é professora na Unicamp,no Departamento de Política, Administração e Sistemas Educacionais. É pesquisadora associada ao Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (Cresppa). O campo de pesquisa atual analisa as características da política educacional paulista e seus desdobramentos no trabalho docente.