| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 11/08/2016 09:21:22
Anglo Pouso Alegre resgata nas crianças a essência do folclore nacional

Para valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro, o ensino infantil do Colégio Anglo Pouso Alegre realiza várias atividades neste mês. Na tarde desta quarta-feira, dia 10 de agosto, foi realizada a dança do Bumba-Meu-Boi, com a presença dos alunos que cantaram, dançaram ao som de instrumentos típicos, e se fantasiaram para resgatar a cultura nacional. "Resgatar temas folclóricos é essencial para formação cultural das crianças que estão perdendo a essência do folclore brasileiro que é tão rico. Nós educadores sabemos da importância de trabalhar esses aspectos desde cedo e por isso queremos despertar neles o valor dessa data tão importante", ensina a professora Soraya dos Reis.

A professora Cimara de Cássia explica que o Bumba-Meu-Boi é uma dança folclórica brasileira que gira em torno de uma lenda que conta a história da morte e ressureição de um boi. "A festa do Bumba-Meu-Boi teve início no nordeste do Brasil. Ela é muito associada com o período de festas juninas, e possui ligações com tradições africanas, indígenas e europeias. Também temos a famosa festa de Parintins com foco nos grupos Caprichoso e Garantido. Trabalhamos esse tema na nossa apostila, que é muito rica, e decidimos fechar com chave de ouro com essa apresentação", conta.

O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. "A data possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração. Por isso mostramos para as crianças o local e costumes onde é feita a festa do Bumba-Meu-Boi. Também mostramos várias caracterizações de fantasias e confeccionamos as nossas. Tudo foi feito pelos alunos desde a colagem, picotagem dos papéis, carinhas e tudo mais. A participação de todos traz a valorização para o trabalho, que é muito rico e conta com a participação de toda escola", ressalta a professora Luciana Moretti.

\sa160\sl252\slmult1\qc