| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 15/08/2016 09:54:01
Léo Pessini ministra aula inaugural do Mestrado de Bioética

A aula inaugural do segundo semestre do curso de Mestrado Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada pelo professor Léo Pessini na tarde desta sexta-feira, dia 15 de agosto, no Salão de Eventos da Unidade de Fátima. "Esse é um momento histórico cheio de reflexões que são fundamentais. Momentos para pensar a vida, repensar a ética. É um privilégio estar no meio de tantos jovens nessa aula brilhante e instigante com o professor Léo Pessini", afirmou o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Rocha.

A pró-reitora
de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andrea Domingues, agradeceu a presença das autoridades, docentes e acadêmicos presentes. Ela formou a mesa solene com o presidente da Fundação; o reitor de Graduação, Guilherme Carrroza; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha Toledo; e o coordenador do mestrado de Bioética, professor José Vitor da Silva.

Léo Pessini
Nascido no dia 14 de maio de 1955 em Santa Cantarina, Pessini fez os primeiros votos em 1975, a profissão perpétua em 1978 e foi ordenado sacerdote em 1980. Atualmente é o Superior Provincial do Brasil e um dos especialistas em Bioética mais conhecidos e respeitados no país.

Licenciou-se em Filosofia na Escola Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Cursou estudos de estudos em Educação Pastoral Clínica e Bioética no St. Lukes's Medical Center dos Estados Unidos (1982-85). Doutor em Teologia Moral, com especialização em Bioética.

Pessini vice-reitor do Centro Universitário São Camilo de São Paulo e presidente das Organizações dos Religiosos Camilianos, que inclui 56 hospitais no Brasil. Fez parte da direção da International Association of Bioethics(1997-2005), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro da Equipe de Apoio do Observatório Pastoral do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano).Foi diretor de duas revistas científicas e publicou mais de 20 livros sobre Bioética, Pastoral da Saúde e Humanização da Saúde. A preocupação pelo acompanhamento a pessoas no final da vida e suas famílias foi uma constante em sua vida. De fato, um dos seus primeiros ministérios foi a capelania do Hospital Clínico de São Paulo.