| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 16/08/2016 10:52:01
Empresa Júnior Lacus desenvolve projeto sobre sustentabilidade na Fuvs

A LACUS - Empresa Júnior de Psicologia , formada exclusivamente por graduandos deste curso da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS ), realiza as primeiras etapas de um projeto inovador que vem envolvendo todos os colaboradores e alunos da Fundação do Vale do Sapucaí (FUVS ) em prol da sustentabilidade organizacional.

O PROJETO REPENSE é um conjunto de propostas que emprega uma variedade de aplicações com o mesmo objetivo: convidar pessoas que tenham vínculo institucional com a FUVS a refletir ativamente quanto aos próprios comportamentos cotidianos que desencadeiam impactos em suas redes de relacionamento e trabalho, isto porque só se alcança a possibilidade de mobilização, de realmente nos movimentar rumo a um propósito sustentável, quando se muda o olhar sobre a realidade na qual se está imerso e encontra sentido. E é justamente o que LACUS pretende: retomar o olhar sobre nós mesmos e como interagimos com os espaços que ocupamos, uma vez que modificar nosso olhar transforma relações entre interno e externo. Nos corredores da instituição, a exposição de imagens que contrabalanceia idealizações de crianças a respeito do mundo e o que existe na vastidão do desinteresse coletivo explicita que conscientização e ação são duas vertentes que devem ser valorizadas e fazer parte do processo, já que tendemos a ser mais produtivos e engajados quando nos rendemos a ser o que podemos e queremos de fato ser.

Com uma aderência surpreendente do público, liberou-se um questionário para contato prévio intuindo captar o que colaboradores e alunos pensam a respeito do assunto e o que sabem existir de estratégias dentro da instituição, além da distribuição de banners, desenvolvimento de palestras com profissionais especializados no assunto e treinamentos focais.

Uma empresa baseada em meios sustentáveis é privilegiada em função da implementação de consciência ambiental, que gera transformações em diferentes setores a partir da redução de custos, utilização criativa de materiais da coleta seletiva e medidas de economia de energia elétrica; no caso da FUVS , perpassa da destreza da área educacional para ocupar também a posição de contribuinte de um ideal comunitário. Ou seja, as intervenções propostas repercutem na cooperação para a garantia de ganhos futuros.

Desde a sua fundação, a LACUS desenvolve projetos de consultoria que promovam consideráveis aprimoramentos a clientes de diferentes áreas de atuação, prezando
que os serviços sejam reflexos de um dos princípios da empresa: comprometimento na elaboração para que a qualidade oferecida seja uma característica mais significativa que o baixo custo. Dentre seus principais serviços estão os treinamentos comportamentais, pesquisas de clima organizacional, recrutamento e seleção, descrições de cargos, palestras empresariais, estruturação de avaliação de desempenho. "O nome da empresa já representa a essência de seu trabalho. LACUS é uma palavra em latim que significa desenvolvimento humano, e é esta crença que faz com que as empresas apostem no investimento de seu capital humano como um diferencial competitivo dentro do mercado em que atuam ", conclui a acadêmica ocupante do cargo da presidência Tainá Aparecida Rezende. (Texto reprodução da Empresa Lacus)