Data 01/09/2016 10:57:01
PIBID 2016 da Univás vai beneficiar escolas Ana Augusta e Vinícius Meyer

Trinta bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se reuniram com educadores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e diretores de escolas beneficiadas Escola Estadual Ana Augusta Garcia de Faria e Escola Estadual Vinícius Meyer na noite desta quarta-feira, 31 de agosto, no Salão de Eventos da Unidade de Fátima, para dar início aos trabalhos do segundo semestre de 2016. "Esse encontro também é especial pois estamos prestando contas do trabalho realizado nas escolas Virgília Paschoal e Arthur da Costa e Silva (Polivalente), onde posso dizer que fizemos a diferença com nossos inúmeros projetos e interação com a comunidade escolar", ressalta a professora Andrea Silva Domingues, pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa, responsável pelo PIBID da Univás.

Neste ano, são trinta bolsas divididas entre os cursos de licenciatura Pedagogia, História e Ciências Biológicas da Univás. "Além da capacitação a iniciação à docência, o programa visa preparar um novo professor para sala de aula que saiba lidar com ensino, pesquisa e extensão. Esse vínculo propicia que nós conheçamos melhor as escolas, que são as que mais necessitam de ajuda no município. O PIBID é fundamental pois acredita na formação do professor atuando na sociedade. Esse é o compromisso da Univás de formar professores capacitados de verdade para o mercado de trabalho, professores que visem atender um aluno cidadão com compromisso e criticidade", afirma Andrea Silva Domingues.

A diretora Darlene Aparecida Borges Paiva agradeceu a iniciativa e disse que está empolgada e ansiosa com a atuação dos pibidianos na Escola Ana Augusta. Já a diretora Vivian Garcia acredita que o programa vai propiciar o fortalecimento das relações entre escola, aluno e comunidade.

O bolsista trabalha oito horas semanais e é acompanhado por professores coordenadores de área na Univás e por supervisores, também bolsistas, nas duas escolas estaduais de Pouso Alegre. "A intenção do projeto é principalmente incentivar a carreira do magistério e promover a melhoria do ensino nas escolas públicas em que o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional", explica Elisabete Maria Espíndola, nova coordenadora institucional do PIBID da Univás.