| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 05/09/2016 09:04:01
Anexo II do Pronto-Socorro do Hospital Samuel Libânio será inaugurado em breve

O anexo II do novo Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) deve ser inaugurado em breve. "Com certeza é a mais difícil unidade de atendimento do Hospital e que gera mais conflito, mas também é aquela que nos enche mais de orgulho. Nós sabemos que estamos na contramão da saúde melhorando e ampliando serviços enquanto muitos hospitais estão fechando suas portas", ressalta a diretora executiva da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sílvia Regina Pereira.

A obra do Pronto-Socorro, que está em andamento a pouco mais de dois anos, é o maior desafio da atual gestão. "O pronto-Socorro praticamente será triplicado de tamanho e mesmo assim será pequeno para o número de atendimentos feitos. A obra é realizada enquanto são feitos 400 atendimentos diariamente", conta Sílvia.

O espaço de cirurgia geral será inaugurado com duas salas de emergência e três boxes de atendimento, além da sala de raio-x. Na área de ortopedia, serão inaugurados três boxes de atendimento e mais uma sala de gesso hospitalar. "O principal objetivo da atual gestão é atender com qualidade e humanização os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma a diretora Sílvia.

Anexo I

A inauguração da primeira etapa do novo Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio foi realizada no dia 16 de outubro de 2015. Foram entregues à população, salas de coleta e utilidades, sala de transfusões com vestiários, além de um posto de enfermagem e isolamento. Também foram construídas outras três novas salas de exames, observação, depósito de materiais de limpeza, dois banheiros para pacientes, vestiários masculino e feminino, copa e sala de espera e recepção. Além disso, foram inauguradas salas de exame e ortopedia, de urgência de baixa e média complexidade. Também foi implantado um elevador no prédio. O próprio prédio foi todo recoberto com telhas metálicas. O novo Pronto Socorro possui atendimento 24 horas nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia.