Data 06/09/2016 15:19:01
Curso de Gastronomia se destaca em Festival de Silvianópolis

O curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participou do 3º Festival de Saberes e Sabores, em Silvianópolis, no dia 4 de setembro. Os alunos estavam acompanhados da professora e chef, Michele Silva, e outros educadores do curso de Nutrição, e organizaram uma aula-show de broa e pão-de-queijo funcionais para ensinar e mostrar que comida saudável também é saborosa. "O pão de queijo assim como a broa funcionais são preparações fáceis que podem ser inseridas no dia a dia e promovem tanto a nutrição quanto a atração pelo sabor", conta Michele.

O evento contou com diversas atrações voltadas para a gastronomia mineira. As duas receitas desenvolvidas pela professora e chef, Lais Carrozza Borges, continham na sua composição biomassa de banana verde, muito conhecida por seus diversos benefícios nutricionais e à saúde. "A banana verde é rica em potássio, ferro, possui teor reduzido em calorias, é fonte de manganês e auxilia na restauração, assim como na manutenção e melhora das funções intestinais entre outras", explica a professora.

A batata doce, também presente nas receitas, auxilia no processo digestivo, é rica em inúmeros nutrientes e antioxidantes que auxiliam na saúde. "Ela possui carboidrato de moderado índice glicêmico que favorece a liberação de glicose mais lentamente para a corrente sanguínea, não permitindo a ocorrência de picos de glicemia e insulina", ensina a Coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia Univás, Andrea Tiengo.

Os alunos do curso de Gastronomia da Univás tiveram uma participação ativa e relevante neste evento, pois além da preparação das receitas, deram orientações sobre as receitas e gastronomia funcional.