| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 12/09/2016 10:21:01
Caminhada conscientiza sobre importância da doação de órgãos

A 1ª Caminhada em Prol da Doação de Órgãos do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) foi realizada na manhã deste domingo, dia 11 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. "Quanto mais falamos sobre esse assunto mais pessoas pensam sobre o tema. A doação de órgãos é um ato de amor, de solidariedade, e todos precisam fazer essa reflexão. É muito importante que o doador avise seus familiares, pois são eles que vão autorizar a doação", explica a médica especialista em nefrologia, Daniela dos Santos Zica, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT).

A caminhada seguiu pela rua Bom Jesus até a Praça Senador José Bento, onde a fanfarra da Escola Estadual Arthur da Costa Silva (Polivalente) se juntou aos participantes, que seguiram apoiados pelo carros da Univás FM e da Polícia Militar. O evento seguiu pela Avenida Vicente Simões e retornou ao Hospital. Vários transplantados carregavam uma faixa incentivando a doação de órgãos. "Fui transplantado e muito bem cuidado aqui no Hospital. A doação pra mim foi uma graça de Deus. Agora tenho uma nova vida", conta o transplantado Cláudio Pedro Custódio. "Hoje tenho uma nova vida graças a um doador.O sofrimento de hemodiálise é muito grande. Peço a todos que puderem pra fazer essa atitude, que deixam as pessoas terem uma nova vida", convida o transplantado Elzo Constantino.

Pesquisas indicam que mais da metade da população não conhece o procedimento para que a doação seja efetivada. Enquanto isso, 41 mil pessoas estão cadastradas na lista nacional esperando por transplantes. "Todo o transplantado tem a consciência que por trás da vida nova que ele obteve existiu um doador consciente. Nós acreditamos nessa campanha e entendemos que essa decisão tem que ser tomada antes. É uma convicção baseada numa atitude de amor. Esse ato de amor é impressionante, saber que parte do seu corpo vai continuar tendo vida no corpo de outra pessoa", analisa a diretora executiva da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sílvia Regina Pereira.

A campanha orienta que a família seja avisada sobre a vontade de se tornar doador. "O transplante salva e traz melhores condições de vida para os pacientes. O objetivo da campanha é justamente esse, se você é um doador, avise sua família, que vai autorizar esse ato de amor", orienta a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis.

O voluntário José Roberto Martinelli Jr., que é transplantado e atua fazendo palestras em escolas, empresas e faculdades sobre a doação de órgãos, participou do evento. "Só estou aqui hoje pois dois anjos me ajudaram. Cabe à família ter essa atitude que dá sequência ao ciclo de amor", destaca.

CIDOTT
A equipe da CIHDOTT é formada por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que são os responsáveis pela abordagem das famílias de possíveis doadores e pela captação dos órgãos. No HCSL é feita a captação e o transplante de córneas e rins. Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de ser doadora, independente da faixa etária. É necessário apenas comunicar os familiares mais próximos, pois é a família que autoriza os procedimentos. Mais informações pelo telefone 3429-3284.


























\sa160\sl252\slmult1\qc