| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 13/09/2016 09:42:01
Sétima turma do Programa Jovem Aprendiz inicia atividades no Colégio João Paulo II

Com entusiasmo e expectativa renovados, formadores iniciaram na tarde desta segunda-feira, dia 12 de setembro, as atividades com a sétima turma do Programa Jovem Aprendiz no Colégio João Paulo II. "Essa turma possui um foco diferente, pois são jovens acima de 17 anos que serão preparados a pedido de empresas parceiras, que acreditam no programa consolidado cada dia mais junto ao público externo. Nosso desejo é desenvolver o aprendizado mais profundo e aperfeiçoado a cada turma", conta a gestora Fafina Vilela de Souza.

O Programa Jovem Aprendiz é o primeiro passo para a vida profissional dos aprendizes. Desde o primeiro dia, eles passam a ter a Carteira de Trabalho registrada. Todo o foco do programa é de capacitação profissional, preparação para inserção no mercado de trabalho com todos os benefícios, dificuldades e responsabilidades. "Preparamos os jovens por meio de atividades teóricas que fazem parte de um plano de ensino. As atividades são desenvolvidas de forma integral e contínua, começando pelo módulo básico, passando pelo módulo específico, com aulas práticas em visitas e laboratórios. A finalidade é o cumprimento da política pública voltada à profissionalização da juventude", explica Fafina, que também é diretora do Colégio João Paulo II.

Segundo ela, o Programa contribui com o desenvolvimento social e profissional da juventude. "Outra contribuição é oferecer uma renda pessoal e familiar para esse jovem. Aqui, ele também amplia interesse pela escola, pelos estudos pois começa a vislumbrar um futuro diferente e especial. É muito importante que o jovem se sinta útil e produtivo", afirma a gestora.

Jovem Aprendiz

O Colégio João Paulo II é uma unidade técnico-profissional mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, que é a única instituição privada credenciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como entidade formadora para capacitar jovens aprendizes no município.

O Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz Fuvs/CJPII foi criado para auxiliar os empresários, que precisam cumprir a exigência da lei 10.097 e da Consolidação das Leis do Trabalho, artigo 429. O aprendizado envolve as áreas de comércio, administrativa, recepção, bancário e saúde. Além disso, são respeitadas as demandas definidas pelos monitores do setor de Recursos Humanos de cada empresa contratante.

















.