Data 13/09/2016 15:02:01
Abertura da 13ª Jornada da Farmácia surpreende com organização e lindas homenagens

Com muito brilhantismo e organização, a cerimônia de abertura da 13ª Jornada Universitária Farmacêuticas (Jufar) "Profa. Cássia Maria Furlan" foi realizada pelo curso de Farmácia da Universidade do vale do Sapucaí (Univás), na noite desta segunda-feira, dia 12 de setembro, no Anfiteatro da Unidade Central. O evento faz tradicionalmente menção a fatos históricos, datas comemorativas e acontecimentos importantes. Neste ano, o tema foi as "Plantas Medicinais" cuja cor verde representa na Bandeira do Brasil as extensas matas e florestas do país. "Vocês acadêmicos são sinônimo de esperança. Nas novas metas para o Brasil, a Farmácia tem papel fundamental na busca da qualidade de vida. Parabenizo vocês pela organização dessa jornada, pela qualidade do curso e pela oportunidade de abrir espaço para novos conhecimentos", disse o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Roca de Toledo, que representou o reitor da Univás no evento.

A Jornada Farmacêutica além de ter uma finalidade pedagógica, de bem formar os alunos para vida profissional, possui também uma mística, que é a de extrair do conhecimento científico autêntico sentido da vida. "Nós somos responsáveis em manter acesa a chama da esperança, mas esperança do verbo esperançar e não do verbo esperar, porque a esperança do verbo esperar não é esperança é espera; agora esperança do verbo esperançar significa ir atrás, não desistir, buscar, se levantar. Que esta jornada escreva mais uma página da história da nossa Universidade, com palavras do amor à vida e do respeito à Terra, nossa casa, neste imenso universo", discursou o coordenador do curso de Farmácia, Pythágoras de Alencar Olivotti.

A noite foi repleta de homenagens à professora Cássia Furlan, exemplo de seriedade profissional, dedicação aos alunos, responsabilidade e competência. Primeiro, a educadora recebeu uma placa da acadêmica Rebeca. Em seguida, a aluna Ingryd Tatiana Silva de Lira entrou no Anfiteatro juntamente com a filha da homenageada entoando uma canção tema do filme "O Rei Leão". Outros acadêmicos cantaram e dançaram para professora que não escondia sua alegria e gratidão em meio à "festa". No final, Cássia fez questão de agradecer a todos e disse que estava muito honrada com a homenagem. "Espero que, mesmo depois de 25 anos de atuação, vocês consigam se emocionar e vivam com prazer e alegria sua profissão como eu vivo hoje", declarou.

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luís Roberto Martins Rocha, ressaltou a importância do curso de Farmácia para Univás. "Destaco o compromisso de todos vocês com o sucesso da Universidade, compromisso com os melhores resultados, compromisso com uma formação sólida. Sinto que acadêmicos e egressos defendem e respeitam a Univás e tem carinho especial por esse curso e sua coordenação", enfatizou.

A mesa solene foi composta pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo, que representou o reitor da Univás; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luís Roberto Martins Rocha; conselheiro e gestor financeiro da Fuvs, Luís Antônio da Silva; pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza; coordenadora dos cursos Lato sensu da Univás, Rosa Maria do Nascimento; diretor da Unidade Central da Univás, Antônio Carlos Aguiar Brandão; coordenador do curso de Farmácia, Pythágoras de Alencar Olivotti; representante do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Aline Fachetti; presidente do Diretório Acadêmico, Gustavo Ferreira Braga Côrtes; presidente da Comissão Organizadora da Jornada, Rebeca da Silva Lima; e a homenageada e professora Cássia Maria Furlan.

Confira programação completa da Jufar no link: