Data 14/09/2016 13:03:01
Univás realiza Semana de Responsabilidade Social com diversas atividades junto à população

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, está realizando diversas ações na Semana da Responsabilidade Social, que vai de 12 a 17 de setembro. Na manhã desta quarta-feira, dia 14 de setembro, foram realizadas atividades sociais e recreativas com a comunidade. Primeiramente, as pessoas participaram de exercícios com acadêmicos de Fisioterapia e uma caminhada, que seguiu do 14º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) até o Terminal Rodoviário.

Na Feira Livre da Rodoviária, a professora de Gastronomia, Carol Brasil, juntamente com acadêmicos do curso, instruíram as pessoas como gastar pouco e ter uma alimentação adequada. "Mostramos pra eles que com pouco dinheiro conseguimos comprar alimentos de qualidade. Esse evento é muito importante pra nós educadores, pois ficamos enriquecidos com esse contato humano, essa convivência que é fundamental pra nós. Essa semana deveria durar o ano todo", afirma a educadora.

Acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da Univás, além dos alunos do Colégio João Paulo II, atenderam a população com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre doenças e atividades físicas.
No mesmo dia, foi realizado Curso de Gestantes. "Quando os alunos tem esse contato direto com o povo, fazendo o trabalho preventivo, começam a descobrir a importância de se ter uma boa saúde pública. Nesse evento, eles entendem a importância da prevenção para manter e prolongar a qualidade de vida da população", conta a professora Elaine Cristina Faria.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, a Semana cria nos acadêmicos e docentes a reflexão para importância da responsabilidade social. Para ele, a formação dos alunos depende muito da dedicação ao outro e à comunidade.

A Semana de Responsabilidade Social é uma ação integrada que acontece em todo o país, em mais de 600 instituições de ensino superior. A proposta partiu da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), da qual a Univás é integrante. Neste ano, estão sendo realizados ações na Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS São João), no Salão Paroquial Nossa Senhora de Guadalupe, Creche Irmã Esther e na escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa. "Para o aluno, essa inserção junto da comunidade é fundamental. Esse evento mostra também para população o que acontece regularmente no trabalho realizado no bairro São João. Essa inclusão deveria atingir mais bairros com equipes de profissionais trabalhando pela qualidade de vida das pessoas.Acredito que o trabalho desenvolvido regularmente na UAPS São João é um modelo nesse sentido", ressalta a professora de Fisioterapia, Betânia Morais Cavalcanti Rocha.

A ABMES certifica as instituições participantes com o Selo Instituição Socialmente Responsável, o qual a Univás detém há vários anos, por reconhecimento de suas ações em prol da comunidade.Todas as ações são oferecidas gratuitamente.

Confira programação completa no link: http://www.univas.edu.br/editais/responsSocial.pdf