| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 15/09/2016 14:18:01
Atividades da Semana de Responsabilidade Social beneficiam alunos da Escola Geraldina Tosta

As atividades da Semana da Responsabilidade Social da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foram realizadas na Escola Estadual Geraldina Tosta, no bairro São João, nesta quinta-feira, dia 15 de setembro. Alunos, colaboradores e direção receberam de braços abertos os professores e acadêmicos para ações educacionais, artísticas e relacionadas à saúde e bem-estar. "A ideia de estender as ações durante a semana toda para beneficiar mais pessoas da comunidade foi muito bem-vinda por todos nós. Eu agradeço a diretora dessa escola, professores, colaboradores e estudantes envolvidos nesse trabalho tão importante e enriquecedor", discursou o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, no início do evento.

A diretora Gabriela Gomes Martins, que cuida das 701 crianças matriculadas na escola, disse que a responsabilidade social tem um valor muito grande para a instituição. "Nosso desejo é poder suprir todas as necessidades dos alunos e a Univás nos ajuda muito. Essa inclusão traz desenvolvimento social de acordo com os projetos atuais da escola. Essa parceria faz florescer novos ideais e estimula os alunos para a educação", avalia. O evento contou com apresentações musicais da fanfarra e de um aluno deficiente visual que tocou violão e animou o público presente.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, disse que, além de levar assistência e informação à comunidade, o trabalho é muito importante para o crescimento profissional dos acadêmicos da Univás. "Essa convivência é fundamental e nossos alunos tem que estar incluídos nessa sociedade mais carente. Para eles traz um crescimento, como profissionais e pessoas, que será levado para vida toda. Aprendemos aqui que não escolhemos nossos pacientes, atendemos aqueles que realmente necessitam", ressalta o pró-reitor.

A acadêmica Sthefany de Paiva Siqueira, estagiária do curso de Fisioterapia da Univás, trabalhou junto com suas colegas a orientação postural de alunos e professores durante o evento. "É uma ação muito gratificante junto com essas crianças que nos acolheram com muita alegria. Nesta semana e em todo trabalho da gente aqui no bairro São João existe uma troca conhecimento e cultura muito importante para todos nós", afirma.

A aluna de Kamila Raele Ribeiro, do curso Técnico de Enfermagem do Colégio João Paulo II está atuando em todos os dias da Semana de Responsabilidade Social. "Estou tendo minha primeira experiência com alunos dessa escola e estou falando sobre diabetes e hipertensão. É essencial essa aprendizagem pois a prevenção de doenças traz muitas melhorias para a qualidade de vida desses jovens, que podem mudar alguns hábitos ruins e ter uma vida muito mais saudável a partir de agora", explica.

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, está realizando diversas ações na Semana da
Campanha da Responsabilidade Social, que vai de 12 a 17 de setembro. Acadêmicos de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física da Univás, além dos alunos do Colégio João Paulo II, atendem a população com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre doenças e atividades físicas e culturais. Todas as ações são oferecidas gratuitamente.

Confira programação completa no link: http://www.univas.edu.br/editais/responsSocial.pdf