| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 20/09/2016 16:00:01
Espaço revitalizado da Cirurgia Geral do Pronto- Socorro é apresentado durante solenidade

Espaço revitalizado da Cirurgia Geral do Pronto-Socorro, que recebeu o nome do Dr. Elias Kallás, já está em funcionamento

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) realizou uma solenidade na manhã desta terça-feira, dia 20 de setembro, para apresentar o espaço revitalizado da Cirurgia Geral do Pronto-Socorro, que recebeu o nome do Dr. Elias Kallás, e já está em funcionamento. "Recebo com alegria essa homenagem e tenho consciência que tenho que dividir esse mérito com a toda equipe que atuou ao meu lado durante tanto tempo. Esse Hospital é tudo pra mim. Digo sempre que para ser um bom médico temos que gostar da profissão e, principalmente, gostar do próximo. Depois disso, temos que reconhecer nossas limitações, ser humildes e contar com os colegas e amigos em tudo e a todo momento", disse o homenageado.

O presidente interino da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), mantenedora do Hospital, Luiz Roberto Martins Rocha, participou do ato solene e destacou as qualidades do homenageado Elias Kallás que dedicou sua vida à instituição. Ele também fez questão de homenagear a equipe coesa do HCSL que mostra dinamismo e aprendeu a atuar respeitando até a limitação das condições de trabalho. Ele fez questão de lembrar que o atendimento do Pronto Socorro não parou nenhum dia para que reformas e melhorias fossem apresentadas à população. Ele disse que estava honrado de participara de mais um dia histórico para Pouso Alegre e o Sul de Minas, que dependem do gigante da saúde, o Hospital Samuel Libânio.

A diretora executiva da Fuvs, Sílvia Regina Pereira, explicou a importância do novo espaço onde são atendidos aqueles pacientes que chegam normalmente acidentados, com fraturas ou algum sangramento e tem que passar pela cirurgia geral. "Temos muito orgulho de entregar à população esse espaço construído com muito trabalho e muito carinho. É muita emoção, um sentimento que valeu a pena todo o esforço nos últimos anos. Temos certeza que estamos oferecendo algo de bom para os pacientes que precisam tanto. A gente tem conseguido verdadeiros "milagres" por fazer tanta coisa e não parar em nenhum momento os atendimentos. Estamos num processo de mudança e de transformação pensando sempre no bem do paciente", declarou a diretora.

O descerramento da placa foi feito por Elias Kallás, juntamente com o presidente interino da Fundação, Luiz Roberto Martins Rocha e a diretora executiva da Fundação, Sílvia Regina Pereira da Silva. A esposa do homenageado, Lydia Kallás, recebeu uma singela homenagem do diretor técnico do HCSL, Alan Nascimento Paiva. O homenageado recebeu uma placa de agradecimento do presidente do Diretório Acadêmico, Gustavo Cortês. Em seguida, o padre Celso Diogo Lélis, capelão do Hospital fez a bênção do Pronto-Socorro de Cirurgia Geral Dr. Elias Kallás. No final, todos os presentes foram convidados a conhecer as novas dependências do Pronto-Socorro.

O ato solene contou, entre outras autoridades, com a presença do assessor da presidência, José Dimas da Fonseca; do conselheiro da Fuvs, Luiz Antônio Silva; da conselheira da Fuvs, Andrea Silva Domingues; do diretor técnico do HCSL, médico Alan Nascimento Paiva; do diretor clínico do HCSL, médico Eduardo Magalhães; do diretor de Enfermagem, enfermeiro José Antônio Pereira de Freitas e a diretora administrativa do Hospital, Jusselma de Paiva Reis.Destaque também para a presença do médico Elízio Meireles de Miranda, membro nato da assembleia geral da Fuvs; reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, além de diversos pró-reitores e diretores da Univás, coordenadores e lideranças da Fuvs e do HCSL, além de médicos e residentes do Serviço de Cirurgia Geral.

Sobre o Homenageado
Dr. Elias Kallás possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1959. Mestrado em Medicina Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo, em 1976 e doutorado em Medicina Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo, em 1986. Atualmente é cirurgião cardiovascular do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, orientador da Fundação Cardiovascular São Francisco de Assis, professor titular da Universidade do Vale do Sapucaí e professor da Faculdade de Medicina da Univás. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia, cirurgia vascular, cirurgia cardíaca, aneurisma e precondicionamento isquêmico. "É uma alegria muito grande para toda a família. Aliás, o Hospital é nossa segunda família. Essa homenagem emociona a todos da minha família. Em casa é um pai sensacional, um avô bacana, uma pessoa muito simples, muito amiga. Ele é especial e inspirador na profissão e na vida para todos nós", ressaltou o médico Ibrahim Elias Kallás, falando em nome de toda a família do homenageado.