Data 21/09/2016 11:10:01
Univás realiza com sucesso o 1º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí (CEVS)

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através do Mestrado da Educação e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (CEPEDU), realiza de 19 a 21 de setembro, o 1º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí (CEVS) e a VIII Semana de Estudos Pedagógicos com o tema "Desafios à Democratização da Educação no Brasil Contemporâneo". "Estamos aqui para conhecer, discutir e socializar as pesquisas em educação dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu das inúmeras universidade presentes e as boas práticas dos professores da educação básica. Temos que valorizar esse espaço de encontro, esse diálogo, e a responsabilidade com a educação e com nosso país. Vamos vivenciar esse espaço, pois estamos hoje escrevendo uma página na história da nossa cidade e do nosso Vale do Sapucaí. Um belíssimo Congresso a todos", discursou o presidente interino da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha, durante abertura do evento realizada no Anfiteatro da Unidade Central.

O evento conta com conferência e três mesas redondas abordando os rumos da educação brasileira."Quando começamos a organizar o evento em outubro do ano passado não imaginávamos que chegaríamos a tão longe atingindo 60 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Fomos motivados e surpreendidos com os números extremamente positivos. São 300 congressistas inscritos, além de 58 inscrições para comunicações orais, 37 para pôsteres e 34 de práticas pedagógicas inscritas e aprovadas para apresentação e socialização nos finais de tarde", conta a organizadora e coordenadora do CEPEDU, Sônia Aparecida Siquelli.

O reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, fez a abertura oficial do evento. "A todos que se envolveram nesse Congresso, minha homenagem e os mais sinceros agradecimentos. Que esses dias sejam muito proveitosos e prazerosos para todos que nos honram com sua presença", disse o reitor no evento, que contou com uma belíssima apresentação cultural de dança e lançamentos de livros.

Um dos objetivos do evento é
a socialização e debate da produção científica resultante de estudos e pesquisas na área de Educação, realizados ou em andamento, tanto por alunos de pós-graduação e graduação como por docentes de instituições de ensino superior, públicas e privadas e da escola básica. "É pelo ensino do nosso país e por uma educação de qualidade, com compromisso social, que esse Mestrado em Educação, se faz mais forte. Obrigado a todos pelo apoio e parceria. Univás e Fuvs mostra mais uma vez sua união e sua força", ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues.

Outro destaque do Congresso é a criação de espaços e condições para trocas e reflexões de experiências pedagógicas desenvolvidas nos diferentes níveis e modalidades de ensino. "Meus cordiais cumprimentos aos organizadores desse evento. Parabenizo pela excelente iniciativa cujo impacto social positivo já pode ser sentido além dos muros da nossa Universidade", afirmou o diretor acadêmico da Unidade Fátima e vice-reitor da Univás, Benedito Afonso Pinto Junho. Já a coordenadora do curso de Pedagogia, Vânia dos Santos Mesquita, disse que tem um orgulho grande de realizar a Semana de Estudos Pedagógicos junto com o Congresso, que é uma importante ferramenta para conquista da democratização do ensino.

O coordenador do Mestrado em Educação, José Luis Sanfelice, agradeceu os parceiros da Superintendência de Ensino Regional de Pouso Alegre, do Instituto Federal do Sul de Minas e da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que formaram uma aliança fundamental para realização do evento."O amadurecimento da equipe do Mestrado e o compromisso político e social de todos para com a Educação foram os grandes estimuladores da realização desse Congresso", enfatizou.

"É uma imensa alegria estabelecer essa parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas e a Univás. São muito desafios quando falamos da democratização da educação mas temos que vencê-los, lembrando uma passagem da Bíblia quando o povo olha para o gigante Golias e pensa não há como vencê-lo e Davi olha para o mesmo grande inimigo e pensa que não há como errar. Assim devemos agir sempre unidos para obtermos muitas conquistas", analisou o representante do IF Sul de Minas, Cléber Ávila Barbosa.

Já o representante da Superintendência de Ensino de Pouso Alegre, Jonas Celestino Mateus Vitório, valorizou a parceria da instituição com a Univás em prol da educação. "Essa parceria é fundamental. Estamos sempre dispostos a ajudar nesses eventos tão importantes. Vivemos a busca pelo acesso à Educação e o maior desafio agora é a democratização e qualificação do ensino", afirmou.