| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 21/09/2016 15:17:01
Captação de córneas é realizada com sucesso no mês da campanha de Doação de Órgãos

No mês de mobilizações em prol da conscientização para a Doação de Órgãos, foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 20 de setembro, uma captação de córneas no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). O doador é um homem de 61 anos aqui da região. "Eu como médico fico feliz com esse ato de solidariedade mas entendo que do outro lado existe a perda de um ente querido. Precisamos compreender que a doação permite salvar vidas e isso é muito importante", explica o médico carioca Ronaldo de Oliveira Andrade.

Segundo ele, o processo de captação de órgãos obedece uma logística complexa onde não pode haver falhas.Por isso mesmo, os médicos vieram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar o procedimento.A enfermeira Mônica Tavares Lacerda, da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) disse que toda a equipe estava feliz com a doação."Momentos assim é que fazem a gente pensar e é importante que cada vez mais pessoas conversem com suas famílias sobre a doação", ressalta.

Ela esclarece que a equipe da
CIHDOTT reconhece o possível doador e agiliza exames cumprindo todas as regras do Ministério da Saúde. "O mais importante da nossa atuação é quando abordamos os familiares e ofertamos o direito da doação de órgãos. Nesse caso, os filhos foram muito tranquilos e depois de tirar todas as dúvidas concordaram com a doação", explica Mônica Lacerda. Ela esclarece que, a princípio, também seria captado o fígado, mas o cirurgião ao examinar o órgão constatou que ele estava impróprio para transplante.

Pesquisas indicam que mais da metade da população não conhece o procedimento para que a doação seja efetivada. Enquanto isso, 41 mil pessoas estão cadastradas na lista nacional esperando por transplantes.A equipe da CIHDOTT do Hospital Samuel Libânio é formada por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que são os responsáveis pela abordagem das famílias de possíveis doadores e pela captação dos órgãos. No HCSL é feita a captação e o transplante de córneas e rins. Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de ser doadora, independente da faixa etária. É necessário apenas comunicar os familiares mais próximos, pois é a família que autoriza os procedimentos.Mais informações pelo telefone 3429-3284.