| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 26/09/2016 12:45:01
Hospital Samuel Libânio apresenta quatro novos espaços revitalizados

Pronto-Socorro Cirurgia Geral, Ortopedia, Clínica Médica e Cardiologia atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

Em mais um dia histórico para Pouso Alegre, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), realizou uma solenidade nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, para apresentar os espaços revitalizados do Pronto-Socorro Cirurgia Geral e Ortopedia, Cardiologia e Enfermaria Clínica do Hospital Samuel Libânio. "Vivemos dias difíceis na saúde pública do Brasil com hospitais fechando, hospitais sucateados, e graças a mão de Deus nos abençoando, líderes capazes foram trazidos para o nosso meio e nossa realidade foi transformada. Líderes que nos inspiram, arregaçaram as mangas e suam a camisa, e conduziram esse Hospital para muitas conquistas. Esses líderes fizeram o Hospital crescer e se modernizar num momento de crise, qualificar e revitalizar espaços quando todos os hospitais estão se retraindo. É uma manhã de grande emoção para todos nós pela revitalização desses espaços fundamentais e por poder reverenciar esses médicos tão dedicados e qualificados que temos. Agradecemos toda a comunidade pelo apoio, pelo estímulo e pelo reconhecimento", discursou o presidente interino da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), mantenedora do Hospital Samuel Libânio, Luiz Roberto Martins Rocha.

Em mais uma data memorável na história da instituição, uma missa foi celebrada no Anfiteatro da Unidade Central, presidida pelo capelão do HCSL, padre Celso Lélis Diogo. Durante o evento foi feita alusão à abertura do Serviço de Cirurgia Geral Dr. Elias Kallás, que começou o atendimento ao público no dia 20 deste mês. Um vídeo foi exibido para relembrar esse momento especial para o Hospital. Em seguida, as placas alusivas aos espaços revitalizados foram descerradas com a presença dos homenageados e familiares no próprio Anfiteatro. "Somos muito agradecidos a todos que trilharam este caminho de superação, sucesso e inovação do noos gigante Samule Libânio.Tudo isso é fruto de um trabalho sério, comprometido e transparente de uma equipe coesa e unida para proporcionar a comunidade sulmineira uma saúde digna e de qualidade. A emoção é muito grande. Aqui driblamos a crise com muito, mas muito trabalho mesmo. Graças a Deus, temos uma equipe maravilhosa que se empenha muito e transformou esses espaços de uma forma linda. Temos a impressão de estarmos em outros locais, tamanha a diferença do antes e depois.Tudo foi adaptado às regras de saúde e segurança. Fico feliz de entregar esses locais à altura da excelência da nossa equipe médica. Fico emocionada de entregar esses espaços dedicados especialmente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)", comemora a diretora executiva da Fuvs, Sílvia Regina Pereira.

A família do falecido médico Vítor de Andrade Romeiro, que cede seu nome para o novo espaço do Serviço de Ortopedia do Hospital, estava muito emocionada."Esse Hospital fez parte da vida do meu pai durante todo período que ele labutou na sua profissão. Essa instituição sempre esteve no coração dele. Ele, que foi meu pai e professor, ensinava a todos que acima de tudo temos que ter ética na vida e profissão. Fico muito agradecido e sinto que meu pai está agora conosco recebendo essa importante homenagem. É uma grata surpresa, que traz uma sensação muito especial, muito confortante", disse Rodrigo Romeiro.

O médico Sebastião Jupiaçara Guimarães, que cede o seu nome para o espaço revitalizado da Enfermaria Clínica do HCSL, compareceu com seus familiares ao evento."O Hospital significa toda minha vida, pois são 40 anos trabalhando e ajudando a construir essa instituição. Espero que aqueles que vierem depois de mim sigam esse exemplo de dedicação e amor ao próximo. Na verdade, essa homenagem foi uma surpresa. Tenho certeza que foi mais pela generosidade da administração atual do propriamente um merecimento. Estou honrado e envaidecido. Essa homenagem toca profundamente meu coração", afirma o homenageado.

O homenageado médico Carlos Henrique Vianna de Andrade, que cede o seu nome para o espaço revitalizado do Serviço de Cardiologia, também falou sobre sua gratidão com a homenagem. "O Hospital faz parte da minha vida, onde me empenho e dedico para fazer o melhor trabalho possível. Nessa profissão temos que ter o princípio básico de respeitar a dignidade do paciente. Para ser médico precisa gostar de gente. Quando somos reconhecidos pelo trabalho junto aos pacientes ficamos muito gratificados, mas hoje, sendo reconhecidos pelos colegas fico mais emocionado ainda, pois eles sabem exatamente as dores e alegrias do ofício médico. É uma responsabilidade fazer jus a essa homenagem tão significativa e só tenho a agradecer a todos", ressalta.

O presidente do DA da Unidade Central da Univás, acadêmico de Medicina Gustavo Côrtes, e o diretor técnico do Hospital Samuel Libânio, Alan Nascimento Paiva, também usaram da palavra para homenagear os médicos e festejar as conquistas da Fundação. No final da cerimônia, todos foram convidados para conhecer as dependências revitalizadas que receberam as bênçãos do capelão.

Novo espaço do Serviço de Ortopedia Dr. Vítor de Andrade Romeiro
Dr. Vítor Romeiro, como era conhecido, nasceu em Andrelândia, Minas Gerais, no dia 11 de abril de 1928. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais em 22 de dezembro de 1953. Concluiu seu Mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1990. Desde 1979, Dr. Vítor Romeiro atuava no Departamento de Clínica Cirúrgica na Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Univás.

Enfermaria Clínica Dr. Sebastião Jupiaçara Guimarães
Dr. Sebastião Jupiaçara Guimarães possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas do Estado do Rio de Janeiro, em 1969 e residência médica pela Faculdade de Ciências Médicas do Estado do Rio de Janeiro, em 1971. Atualmente é professor titular 30 horas da Univás e Médico Pró-Labore do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Foi ainda diretor do Hospital Samuel Libânio nos períodos de 1974 a 1976 e 1980 a 1982. Membro da Comissão de Estágio desde 1976 e da Comissão de Ética de 1996 a 1999 e desde 2007.

Serviço de Cardiologia Dr. Carlos Henrique Vianna Andrade
Dr. Carlos Vianna possui graduação em Medicina pela Fundação Educacional Lucas Machado, em 1973. Mestrado em Medicina na área de Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo, em 1982 e doutorado em Medicina, na área de Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo, em 1985. Atualmente é professor da Universidade José do Rosário Vellano e professor na Univás. Tem experiência na área da Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Patologia, Morfometria, Hipetireoidismo, Endotélio e Exame Clínico. Leciona Cardiologia e História da Medicina.

A mesa solene foi composta pelo presidente interino da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), mantenedora do Hospital Samuel Libânio, Luiz Roberto Martins Rocha; a diretora Executiva da Fuvs, Sílvia Regina Pereira da Silva; o assessor da presidência, José Dimas da Silva Fonseca; o conselheiro da Fuvs, Luiz Antônio Silva; a conselheira da Fundação, Andrea Silva Domingues; o diretor técnico do HCSL, Alan Nascimento Paiva; o diretor clínico do HCSL, Eduardo Magalhães; o diretor de Enfermagem, José Antônio Pereira de Freitas; a diretora administrativa do HCSL, Jusselma de Paiva Reis; o reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Carlos de Barros Laraia, e representando o amigo do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, deputado federal Bilac Pinto, o assessor, José Aparecido da Silva Soares.