| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 26/09/2016 11:25:00
Pesquisadores do PPGCL da Univás organizam e participam de evento no Pará

Professores e pesquisadores membros do grupo de pesquisa "Discurso, Sentidos e Sociedade" (DISENSO) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participaram do 1º Encontro de Pesquisa em Educação, Cultura, Linguagem e Sociedade, que ocorreu nos dias 8 e 9 de setembro na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins. "A atividade, que foi realizada através do Convênio de Cooperação que está sendo firmado entre Univás- Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e a Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins/Cametá, tem o objetivo, através do projeto de Pesquisa Linguagem, Sociedade e História, refletir sobre o funcionamento da linguagem na sociedade, sobretudo no que concerne aos discursos das e sobre as minorias, é a questão central que orienta os objetivos, as ações e as reflexões que serão desenvolvidas pelos pesquisadores envolvidos no projeto", explica a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e Curso de História, Andrea Silva Domingues.

"
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, através de seus grupos de pesquisa como o DISENSO, vem constantemente buscando parcerias científicas, que buscam promover eventos e produtos que atendam às necessidades da contemporaneidade, inserindo assim nossa Univás em um contexto nacional e internacional, com compromisso acadêmico, científico e social", afirma Andrea Domingues.

Atividades


O evento na quinta-feira, dia 08 de setembro, no período matutino teve a mesa redonda Linguagem, Sociedade e História, composta pelos palestrantes e professoras Débora Hettwer Massmann (PPGCL/Univás); Andrea Silva Domingues (PPGCL/Univás), Benedita Celeste de Moraes Pinto (UFPA/PPGEDUC); Doriedson Rodrigues (UFPA/PPGEDUC); Patricia Brasil (Mackenzie/SP), Lídia Noronha Pereira (PPGCL/Univás - bolsista FAPEMIG) e o mediador da mesa professor Jorge Domingues Lopes (UFPA/PPGEDUC). No mesmo dia, no período da tarde, foi realizada outra mesa redonda intitulada "Educação, Cultura e Linguagem". As palestrantes foram as professoras Bárbara de Nazaré Pantoja Ribeiro (UFPA/PPGEDUC), Maria de Fátima Rodrigues Nunes (UFPA/PPGEDUC),Susana Braga de Souza (UFPA/PPGEDUC), Sherlyane Louzada Pinto (UFPA/PPGEDUC), Darcielly Da Silva Cardoso (UFPA/PPGEDUC) e como mediadora da mesa professora Débora R. Hettwer Massmann (PPGCL/Univás).

Além de mesas redondas, no dia 09 de setembro, o evento também oportunizou aos alunos da universidade e do ensino fundamental e médio as oficinas de "História e Imagem", com o professor Cleyton da Costa da Univás, "História e Memória", com as professoras Andrea Silva Domingues da Univás e Benedita Celeste de Moraes Pinto da PPGEDUC/UFPA. Ainda foi promovida uma palestra sobre "O direito à diversidade: questões de gênero na escola", com as representantes da Univás, Débora Massmann e Lídia Noronha, e Patrícia Brasil do PPGDPE/UPM-SP. Em outro evento foi abordada a questão da "Pintura e Artesanato Indígena", com os professores Assurini da Aldeia Trocará e "Linguagem e Literatura Indígena", com a professoras Susana Braga Souza e Tatiane do Socorro Rodrigues da UFPA.




Professora Andrea Domingues ministrando palestra na abertura do evento


Abertura solene do evento


Integração com os indios Assurini do Trocará


Lydia Noronha - Aluna do PPGCL


Mesa de abertura com a aprticpação das professoras Debora Massman, Andrea Domingues e Lidia Noronha representando a Univás


Mesa redonda de abertura "Linguagem, Sociedade e História"


Oficina ministrada pelos lideres dos Assurinis do Trocará


Oficina sobre "O direito à diversidade questões de gênero na escola" com a participação de Lidia Noronha do PPGCL-Univás e Patricia Brasil do Mackenzie


Participação dos índios Assurini do Trocará no evento


Professor Cleyton Costa apresentando Comunicação oral


Professor Cleyton Costa ministrando oficina


Professora Debora Massman ministrando oficina O direito à diversidade questões de gênero na escola