Data 27/09/2016 11:30:01
Pós-Graduação em Ciências da Linguagem realiza atividades com alunos de graduação da Univás

Atividades "PPGCL ACONTECE" foram desenvolvidas em áreas comuns de convivência

Nos meses de agosto e setembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) desenvolveu dois dias de uma atividade que objetivou, entre outros aspectos, a integração com os cursos de graduação da Universidade do vale do Sapucaí (Univás). As duas edições do PPGCL Acontece, realizadas respectivamente no dia 03 de agosto na Unidade Fátima, e no dia 15 de setembro, na Unidade Central, contou com a expressiva participação dos alunos de diferentes cursos de graduação da instituição e apontou para uma das mais importantes justificativas da realização dessa atividade: dar espaço de fala e escuta aos graduandos.

Nestas atividades, docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem convidaram alunos dos cursos de graduação da Univás a fazerem uso de uma tribuna disposta nos espaços de convivência das duas unidades para que pudessem comentar a respeito de diferentes temas. Com perguntas como "o que você gostaria de dizer sobre (machismo, família, feminismo, política, tecnologia, estupro, espaço urbano, espaço rural, arte, cinema)?", os docentes envolvidos objetivaram criar um espaço para que os alunos de graduação pudessem se manifestar a respeito de algum desses temas que têm circulado na sociedade.

"Ao participaram dessa atividade, os alunos relataram que, apesar da atualidade dos temas apresentados e da ampla circulação dos mesmos nas mídias digitais e televisivas, havia certa dificuldade em responder às perguntas já que não haviam pensado em se posicionar em relação a estes assuntos anteriormente", conta o
secretário acadêmico da Pós -Graduação e Pesquisa, Guilherme Oliveira.

A atividade foi filmada e, em breve, o resultado dessa intervenção será apresentado no formato de vídeo, a ser disponibilizado no site do PPGCL. "Atividades como estas, desenvolvidas no PPGCL ACONTECE, pretendem fomentar a articulação das atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem com os cursos de Graduação da Univás por meio de atividades de extensão que serão realizadas periodicamente nas áreas de convivência da Univás (Unidade Fátima e Unidade Central)", esclarece Guilherme Oliveira.