| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 20/10/2016 14:00:00
Hospital Samuel Libânio é destaque em captações múltiplas de órgãos

O trabalho diário de conscientização e a estrutura oferecida pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) vem sendo destaque na captação de órgãos na região. Neste mês, a família de um paciente de 43 anos, da cidade de Camanducaia, que sofreu um acidente vascular encefálico isquêmico, autorizou a doação de órgãos. Médicos de Belo Horizonte captaram fígado, rins e córneas do doador. O fígado foi levado para Belo Horizonte, os rins ficaram em Pouso Alegre e as córneas foram enviadas para o banco de olhos de Alfenas."O procedimento no Hospital foi um sucesso com um doador considerado excelente com órgãos muito bons que vai com certeza ajudar muitas pessoas. A doação é fundamental par propiciar o prolongamento de vida de outros pacientes da fila de espera", explica o médico Ricardo Gontijo, do Hospital Felicio Rocho, de Belo Horizonte.

No dia 15 de outubro, foi realizada outra captação múltipla de órgãos em um doador pousoalegrense de 45 anos. Os rins e córneas ficaram em Pouso Alegre e o fígado seguiu com uma equipe médica para o Paraná onde o órgão salvou uma vida."Nós ficamos felizes de saber que as campanhas de conscientização que fazemos estão trazendo resultados como essa captação múltipla de órgãos. A família deste paciente estava tranquila e já havia ouvido falar desse ato de amor", esclarece a médica especialista em nefrologia, Daniela dos Santos Zica, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT).

Recentemente, outro procedimento de doação múltipla de órgãos foi autorizada pela família de um homem de 61 anos, mas nesse caso foi possível captar somente as córneas. "O mais importante da nossa atuação é quando abordamos os familiares e ofertamos o direito da doação de órgãos. Nesse caso, os filhos foram muito tranquilos e depois de tirar todas as dúvidas concordaram com a doação", explica a enfermeira Mônica Lacerda. Ela esclarece que, a princípio, também seria captado o fígado, mas o cirurgião ao examinar o órgão constatou que ele estava impróprio para transplante. Em todos os casos, as equipes médicas vieram em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar os procedimentos.

Pesquisas indicam que mais da metade da população não conhece o procedimento para que a doação seja efetivada. Enquanto isso, 41 mil pessoas estão cadastradas na lista nacional esperando por transplantes. "A fila de espera para receber um órgão doado aumenta cada dia mais. Felizmente estamos encontrando famílias conscientes que fazem essa doação em prol de outras pessoas. Não existe amor maior que dar a vida pelo irmão", conta a enfermeira Mônica Tavares Lacerda, da CIHDOTT. Ela esclarece que a equipe da CIHDOTT reconhece o possível doador e agiliza exames cumprindo todas as regras do Ministério da Saúde.

A equipe da CIHDOTT do Hospital Samuel Libânio é formada por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que são os responsáveis pela abordagem das famílias de possíveis doadores e pela captação dos órgãos. No HCSL são feitos os transplantes de córneas e rins. Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de ser doadora, independente da faixa etária. É necessário apenas comunicar os familiares mais próximos, pois é a família que autoriza os procedimentos. Mais informações pelo telefone 3429-3284.