Data 21/10/2016 09:39:01
IX Semana da Produção e V Congresso Científico da Produção são realizados com muito sucesso

IX Semana de Produção e V Congresso Científico da Produção dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial foram realizados no período de 10 a 14 de Outubro

A IX Semana da Produção e o V Congresso Científico da Produção de 2016 foram realizados com sucesso, superando as expectativas relacionada às atividades de ensino, pesquisa e extensão, com oferta de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. O tema do evento foi "Gestão, Competência e Responsabilidade do Profissional da Produção".

Para os coordenadores de Engenharia de Produção e Tecnologia em GPI, professores Rodrigo de Lima e Francisco Reginaldo, o evento superou todas as expectativas. O professor Rodrigo Nascimento ressalta o trabalho da organização, que dedicou um grande tempo para preparar o evento. "Pensamos em vocês alunos a cada momento. Nós não preparamos eventos desse porte para nós e sim para que vocês alunos possam desenvolver suas capacidades", ressalta.

O professor Francisco Reginaldo da Rosa enfatiza que a Semana da Produção visou complementar a formação acadêmica dos alunos, promovendo a integração entre as turmas, universidade e também a comunidade, com a promoção de atividades que dinamizaram e estimularam o aprendizado e a busca por atualidades na área de produção.

As palestras do dia 10 de outubro foram proferidas pelo diretor industrial da empresa Prática Produtos S.A, Rafael Fortuna, que falou sobre o tema "Competência e Responsabilidade do Profissional da Produção", e o fundador e consultor sênior da empresa Kailab Consulting, Marco Nitti proferiu a segunda palestra do dia, abordando assunto "Metodologia WCM-World Class Manufacturing (Manufatura de Classe Mundial)".

No segundo dia do evento, 11 de outubro, foram oferecidos minicursos e palestras, sendo uma oportunidade única aos alunos dos cursos, que puderam complementar sua formação acadêmica e carreira profissional. As atividades oferecidas neste dia foram: 1) Palestra: Previsão de Demanda, com professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli; 2) Palestra: O Líder e os cinco Desafios das Equipes Modernas, com professor José de Faria Toledo; 3) Minicurso: Excel Avançado-Macros, com professor Paulo Roberto Maia; 4) Minicurso: CAD-3D SolidWorks, com os professores Geovani Benedito da Silva e Eryson Felipe Fernandes; 5) Minicurso: Adequações da Automação, com Ângelo Rony de Rezende, sócio-diretor - Risc Automação Ltda. 6) Palestra: NR 12 (Segurança em Máquinas e Equipamentos), com Caio Fernandes Lopes, diretor executivo da empresa Konekta Soluções; 7) Palestra: Gestão de Competência, com professor Maurício Henrique Nascimento; 8) Palestra: Postura Profissional, com professora Eveline Raquel de Oliveira Moura; 9) Palestra: Indústria 4.0, com professor Ricardo Correa de Almeida; 10) Minicurso: Implementação Prática da Metodologia DMAIC, com professor Flávio Fraga Vilela; 11) Minicurso: Introdução ao Sistema Lean, com engenheiro Renato Antônio de Azevedo, coordenador de Inovação e Desenvolvimento- Unilever Best Foods do Brasil.

Nos dias 13 e 14 de outubro, foram dedicados à atividades de pesquisa, com objetivos promover a difusão da Produção Científica desenvolvida no âmbito dos cursos em questão e contribuir para o avanço das pesquisas na área de Gerenciamento da Produção Industrial. Os alunos apresentaram seus trabalhos em bancas de comunicação oral, e apresentação de resumos do trabalho em forma de pôsteres, sendo avaliados pelos docentes dos cursos e profissionais convidados da área de Gestão da Produção.