Data 24/10/2016 12:28:01
Acadêmicos de Medicina conscientizam população durante Campanha Outubro Rosa

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, acadêmicos do primeiro ano do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), acompanhados da médica e professora Sílvia Mara Tasso, realizaram atividades da campanha Outubro Rosa na Praça Senador José Bento, na manhã desta segunda-feira, dia 24 de outubro. "Viemos para praça pois aqui temos mais acesso às pessoas que queremos atingir com a campanha. Elas reagem sempre bem e demonstram interesse em se cuidar. O evento é essencial para conscientização e para mostrar que o diagnóstico precoce propicia um tratamento eficaz que salva vidas", avalia a estudante Maria Paula Madruga.

Neste ano, a Univás conta com parceria da Corpus Imagens. "Nós temos essa campanha voltada, principalmente, para as mulheres e, neste ano, aceitamos esse convite para atuar junto à Univás e abranger novos espaços. Nós estamos fazendo distribuição de panfletos, orientando as pessoas a fazer o autoexame e conscientizando para realização da mamografia", conta o representante da Corpus, Tiago Coutinho Pereira da Cunha.

Dentro da disciplina de Saúde Coletiva, a Univás segue as orientações do Ministério da Saúde e foca no tema de câncer de mama no mês de outubro. "Medimos a pressão das pessoas, alertamos para a importância do autoexame, como ele deve ser realizado e quando, falamos sobre os fatores de risco do câncer de mama. Estamos deixando bem claro que as pessoas de faixa etária de 50 a 69 anos estão tendo mais facilidade e disponibilidade para agendar as mamografias neste mês de outubro nos postos de saúde", explica a médica Silvia Tasso.

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.