Data 25/10/2016 10:29:01
Prefeito eleito participa da abertura da 47ª Semana Médica da Univás

Profissionais de saúde e acadêmicos prestigiaram a abertura da 47ª Semana Médica da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que também contou com a presença do prefeito eleito de Pouso Alegre, Rafael Simões. "Hoje estou autorizado pelo prefeito eleito a informar a todos vocês que vamos começar um novo tempo na cidade com a integração da Universidade na prestação de serviço de saúde municipal. Agora, teremos outros cenários de aprendizagem fora dos muros da Universidade. Vamos vivenciar a realidade na atenção primária, percebendo a riqueza do encontro entre paciente e o profissional de saúde. Esse é o compromisso do Rafael que, enquanto presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), não mediu esforços para melhorar em todos os sentidos essa Universidade.Quero nesta noite pedir carinhosamente uma salva de palmas a esse prefeito que propõe de forma tão nobre essa parceria com a Univás", discursou o presidente da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha, durante evento realizado na noite desta segunda-feira, dia 24 de outubro no Anfiteatro da Unidade Central.

A mesa solene foi formada pelo reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, que fez a abertura oficial do evento; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Antônio Homero Rocha de Toledo; o pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza; o diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues; o coordenador do curso de Medicina Luiz Carlos de Menezes; a diretora executiva da Fuvs, Silvia Regina Pereira; o conselheiro da Fuvs, Luiz Antônio da Silva; e o presidente do Diretório Acadêmico (DA), Gustavo Côrtes. "Estou no meu terceiro ano de organização e a cada ano tentamos melhorar ainda mais o evento. Queremos trazer para os acadêmicos e público em geral novidades, estrutura adequada e novos conhecimentos. Estou muito feliz com o resultado do trabalho que é realizado desde o início do ano. Graças a Deus deu tudo certo e aproveito para agradecer a todos os envolvidos pelo apoio e parceria na realização da Semana Médica", disse o acadêmico Gustavo.

A Semana Médica conta com conferencistas de renome nacional e internacional e palestras que abrangem diversas áreas. "Me lembro que participei da primeira Semana Médica no ano que estava me formando e pude conferir a palestra de um grande nome da Medicina, Euryclides de Jesus Zerbini, pioneiro em transplante cardíaco. É um prazer muito grande estar reunido aqui com nossos professores e alunos para mais uma semana de confraternização, novos conhecimentos e novos caminhos que se abrem para nossa Universidade", ressaltou o reitor Carlos Laraia.

O diretor da Unidade Central, Antônio Carlos Aguiar Brandão, avalia que o evento é mais uma oportunidade dos acadêmicos mostrarem seu valor. "A cada ano que passa, observamos uma melhora nessa Semana Médica. Essa atividade é muito importante para enriquecer os conhecimentos que os alunos já recebem no dia a dia. Parabenizo a coordenação do curso e a organizadores do evento", enfatiza. A banda do 20º Batalhão de Polícia Militar abrilhantou ainda mais o evento com uma apresentação que chamou atenção de todos os presentes.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da avalição do Indicador de Qualidade de Curso (CPC) de 154 cursos de todo o país, sendo que o curso de Medicina da Univás recebeu nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5 pontos, sendo que nenhuma Universidade obteve nota 5. Com esse resultado, o curso de Medicina da Univás é o único no interior de Minas a conquistar esta nota entre instituições públicas e privadas. Além disso, o curso está entre os 35 melhores cursos de Medicina do país. O conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice feito anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), nas condições de infraestrutura dos cursos e na formação dos corpos docentes, entre outras coisas. "Tenho vários amigos atuando em universidades de todo o país e é impressionante como nosso curso de Medicina é conhecido e reconhecido no Brasil. Esse reconhecimento é fruto do trabalho em equipe que começa desde o faxineiro até o presidente dessa Fundação", destaca o diretor Antônio Carlos.

Confira todos os detalhes do evento e programação no link: http://www.univas.edu.br/eventos/smedica/