| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 25/10/2016 11:21:01
Univás realiza 1ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade

A 1ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) será realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. O tema do primeiro dia do evento será "Inclusão" e do segundo dia "Acessibilidade". "Quando pensamos em inclusão e acessibilidade, pensamos num sentido amplo. Incluir e acessar diz respeito a qualquer um, a todo e qualquer aluno, professor e colaborador que merece viver num ambiente de diversidade, acima de tudo, com respeito ao próximo", afirma o pró-reitor de Graduação, professor Guilherme Carrozza, que também é coordenador geral do NinA- Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Univás.

A abertura do evento será realizada na segunda-feira, dia 31 de outubro, no Anfiteatro da Unidade Central, com a presença do pró-reitor Guilherme Carrozza. No mesmo dia, haverá palestra com o professor Peterson Beraldo de Andrade que aborda o tema "Ansiedade e depressão: A necessidade do Autoconhecimento para a existência". O público também vai poder conferir uma palestra com o professor Marcos Antônio Batista, que fala sobre um assunto muito atual: "Comportamento e/ou traços de personalidade em agressores e vítimas de bullying escolar".

No dia 31, também haverá uma palestra sobre a "História de vida:Inclusão" com Marciléia Assis Toledo, que é especialista em Gerenciamento de Projetos, Master em Droga dependência e militantes da causa do Autismo. No mesmo dia, haverá debate com a participação de todos os presentes.

O segundo dia da jornada, 1º de novembro, também vai contar com a presença do pró-reitor Guilherme Carrozza e as atividades serão realizadas no Salão de Eventos da Unidade Fátima. A primeira palestra será realizada pelo arquiteto e urbanista Jander dos Santos Coutinho que fala sobre os "Desafios na adaptação de estruturas físicas existentes para pessoas com deficiência". A segunda palestra trata sobre "A importância do acesso à internacionalização do ensino e mobilidade estudantil" e será proferida pelo economista André Moreira Fauri.A administradora Gabriela Fernandes Rocha fala sobre o "Mercado de Trabalho" durante palestra que será realizada no mesmo dia, que também contará com debate entre todos os participantes.

A atual gestão da Univás, preocupada com todos os segmentos e demandas da sociedade, implantou o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA). Em maio deste ano, foi realizado o I Fórum para tratar do assunto com representantes de todos os setores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs).O Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê que instituições de ensino do Brasil tem que dar condições para que as pessoas com deficiência, nos mais diversos aspectos, possam se inserir no ambiente de aprendizagem. "Desde que assumimos a gestão, estamos realizando trabalhos pontuais nesse aspecto, tanto com relação ao recebimento e inclusão da pessoa com deficiência, como também com relação ao acesso de nossos alunos à internacionalização e o mercado de trabalho, de maneira mais geral, por exemplo. Além disso, percebemos que seriam necessários realizar alguns trabalhos tanto de adequação de espaço físico quanto de capacitação dos colaboradores para poder receber e acolher de verdade as pessoas com algum tipo de deficiência", explica o pró-reitor Guilherme Carrozza.

O NInA já vem atuando através de seis coordenadorias: Acessibilidade Física, Pessoa com Deficiência, Apoio Psicopedagógico, Direitos Humanos, Acesso à Internacionalização e Mobilidade Estudantil e Acesso ao Mercado de Trabalho.

Confira tudo sobre a 1ª Jornada e o NInA no link:
http://www.univas.edu.br/nina/