| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 26/10/2016 11:22:01
Acadêmicos do curso de Medicina participam de Campanha de Combate ao AVC

Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), orientados pela professora e médica Ilana Werneck Augsten, realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 26 de outubro, a Campanha de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), próximo ao ambulatório do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. "As pessoas tem se conscientizado muito nessa campanha que é realizada desde 2014.É muito importante que elas se preocupem com a saúde. Aqui explicamos que elas precisam ter uma alimentação adequada, praticar exercícios, parar de fumar e beber. Esse contato direto com a população é muito enriquecedor pois colocamos na prática tudo que aprendemos na sala de aula", avalia a acadêmica, Maira de Paiva Ramalho Teixeira. O tema Mundial da Campanha neste ano é "AVC tem tratamento: vidas podem ser melhoradas com mais conscientização, acesso e ação".

A professora Ilana explica que a campanha é muito importante pois
a cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente. "Os fatores de risco para o AVC são basicamente os mesmos do infarto, ou seja, pressão alta, diabetes, sedentarismo, obesidade, tabagismo e colesterol alto. Em 90% dos casos é possível evitar o AVC se houver prevenção", explica a médica.

Segundo ela, uma vez ocorrido o AVC é importante que as pessoas saibam que existe tratamento com medicamentos que dissolvem o coágulo que está entupindo a artéria no cérebro. Importante alertar a todos que o tratamento é tempo-dependente, por isso tem que ser feito com urgência para que os pacientes possam se salvar e evitar sequelas. O atendimento especializado em Unidade de AVC aumenta a chance de boa recuperação em 14%, o tratamento trombolítico aumenta a chances de boa evolução em até 30% e a trombectomia mecânica aumenta as chances de independência em mais de 50%.


É importante divulgar que o AVC pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade. Os sinais na maioria das vezes são facilmente reconhecidos. Confira abaixo:
-Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
-Confusão, alteração da fala ou compreensão;
-Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
-Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
-Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente

AVC
Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos:
AVC Isquêmico
Ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular.
AVC Hemorrágico
O acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).