Data 27/10/2016 09:31:01
XVII Semana de História aborda temas como respeito às diferenças e intolerância política e religiosa

A abertura da XVII Semana do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 27 de outubro, no Salão de Eventos da Unidade de Fátima. Neste ano, o evento aborda o tema "Mergulhe nas diferenças! Diversidade e Sociedade". "Parabenizo à coordenação, pois sei que, não é fácil organizar um evento, atendendo necessidades do curso e satisfazendo a todos no sentido de obtenção de novos conhecimentos e intercâmbio com outras instituições", disse o reitor Carlos de Barros Laraia.

Antes da primeira palestra, a coordenadora do curso de História, professora Marilda Laraia, enalteceu o trabalho da comissão organizadora e agradeceu os alunos pela presença e colaboração. "Espero que nesta semana vocês tenham muita aprendizagem para que possam aprofundar seus conhecimentos. Precisamos estar sempre informados para poder questionar os fatos e acontecimentos com muito embasamento", ressalta.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues, que também é professora do curso de História, o ponto significativo do evento é o desejo de compreender melhor os sentidos em torno das diferenças e da diversidade. "Queremos alunos com compromisso social, que respeitem as diferenças e que pensem um país diferente. O curso de História da Univás é diferenciado pois acredita que o verdadeiro professor é aquele que atua com ensino, pesquisa e extensão. Desejo de coração que vocês tenham uma semana repleta de conhecimentos e boas discussões", discursou.

O diretor acadêmico da Unidade Fátima, Benedito Afonso Pinto Junho, falou sobre a importância de discutir temas polêmicos e atuais vinculadas às questões de raça e gênero, feminismo, violência, intolerância religiosa e política. "É certo que a apresentação sumária desses tópicos permanece aqui para que todos que acompanhem essas discussões possam contribuir na construção de um pensamento conjunto que poderá vislumbrar, porque não, alternativas possíveis de intervenção. Essa é nossa esperança dessa semana", enfatizou.

No mesmo dia, o professor da PUC/SP e Universidade Metodista de Piracicaba, Rafael Gonzaga, proferiu palestra abordando o tema "Arte em Iorubá: imagens em performances". Em seguida, a professora Luciana Nogueira do PPGCL/Univás falou sobre o "Movimento feminista numa perspectiva histórica e as recentes lutas das mulheres no Brasil".

Confira programação completa da Semana de História no link: http://www.univas.edu.br/editais/DADOSDIVULGAR.pdf